• Carregando...
Alvaro Dias.
Alvaro Dias.| Foto:
Jana Pessôa/Diário de Cuiabá
Alvaro Dias, uma das vozes mais altas contra Lula.

A escolha de Alvaro Dias para a vice de José Serra mostra que o PSDB não só está interessado no Sul como pode ter mudado a sua tática para enfrentar o PT em nível nacional. Alvaro poderá ser o ponto da virada. Vejamos.

Quais podem ser os motivos da escolha do senador paranaense? Em primeiro lugar, vá lá, há a questão geográfica. O partido de Serra conseguiu, com essa indicação, retirar o apoio mais importante de Dilma no estado, de osmar Dias, e aposta em conquistar o sexto maior estado da federação.

Mas há mais um fator. Alvaro, nos últimos anos, se tornou um dos maiores opositores do governo Lula na imprensa. Quando um jornal ou tevê quer ouvir uma opinião contrária a qualquer ato do governo Lula, recorre às mesmas figuras: na Câmara, ACM Neto e Rodrigo Maia. No Senado, Arthur Virgílio e Alvaro Dias.

Assim, a esperança de Serra de pôr Alvaro na vice parece ser a de ter alguém na chapa encarregado de criticar Lula e Dilma sem que ele tenha de fazer isso. Alvaro seria a mão que apedreja. Serra, a mão que afaga.

Até agora, Serra pouco bateu em Lula. Até porque o presidente tem índices recorde de aprovação. E criticá-lo pode ser um tiro pela culatra: o eleitor pode se irritar de ver alguém de que gosta atacado.

Com Alvaro, a tendência é que as coisas mudem. Até agora, simplesmente fazer proposições não tem surtido muito efeito para a campanha de Serra, eleitoralmente. Parece que o PSDB decidiu apostar num plano B.

Siga o blog no Twitter.

(Agradecimentos a Ricardo Medeiros).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]