• Carregando...
Acampamento Lula Livre: PM negocia saída. Foto: Ricardo Stuckert.
Acampamento Lula Livre: PM negocia saída. Foto: Ricardo Stuckert.| Foto:

Um em cada seis eleitores paranaenses continua dizendo que o PT é seu partido favorito, mesmo depois de toda a turbulência enfrentada pela legenda nos últimos anos. Segundo o Ibope divulgado nesta terça, 17% dos entrevistados dizem que o PT é o partido que mais tem sua simpatia.

Os maiores índices do Partido dos Trabalhadores vêm entre os eleitores negros, com 25% de preferência; e entre os menos escolarizados, que frequentaram apenas até a 4ª série do Ensino fundamental, com 22% – o que talvez se explique pelo carisma de Lula e pelos programas sociais de seu governo.

Leia mais: Ratinho Jr. passa de favorito a quase imbatível

Curiosamente, isso não se transfere para os candidatos do partido. No caso da disputa pelo governo, Dr. Rosinha (PT) aparece apenas com 4% das intenções de voto – ou seja, um quarto dos eleitores que têm simpatia por seu partido. No Senado, Mírian Gonçalves (PT) tem 3%.

O PSDB fica em segundo lugar, com 6% das preferências. O pequeno PSL, antes desconhecido, que neste ano virou base para a campanha de Jair Bolsonaro, aparece com 3%, em terceiro lugar. O MDB e o Novo são os dois únicos outros partidos com mais de 1% de simpatia, com 2% cada.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Aproximação entre universidades e iniciativa privada

A pesquisa também mostra, por outro lado, que a maior parte dos paranaenses não sente atração por partido algum, mesmo havendo um cardápio de 35 opções à disposição. Dos entrevistados, 42% responderam que não sentem simpatia por nenhum partido. E outros 13% não souberam ou não quiseram responder.

Metodologia

Pesquisa realizada pelo Ibope de 1º a 4/set/2018 com 1204 entrevistados (Paraná). Contratada por: REDE PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO. Registro no TRE: PR-04985/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]