• Carregando...

O Exército brasileiro está reescrevendo sua história. Explica-se: em maio deste ano, a seção de fatos históricos do site do Exército foi duramente criticada por defender o golpe de 1964. Seis meses depois, a página encontra-se fora do ar. segundo diz o texto, está “em atualização”.

O texto colocado no ar anteriormente dizia que a derrubada de João Goulart da Presidência havia sido uma “opção pela democracia”.

“Eufórico, o povo vibrou nas ruas com a prevalência da democracia”, via-se na página. O capítulo, conforme registrou o Estadão, era intitulado Antecedentes e Revolução Democrática de 1964.

O texto também afirmava que “os recentes fatos da história contemporânea demonstraram que o povo brasileiro estava certo quando, na década de 60, optou pela democracia”.

Ao ser indagado sobre o texto, o Exército afirmou que vários historiadores da força armada haviam participado de sua confecção. E que os “fatos recentes” a que se referia a página incluíam a queda do Muro de Berlim.

Bem, tudo indica que alguém no governo ordenou que o Exército revise o que havia sido escrito. A página está fora do ar desde setembro. Quando voltará, não se diz. Muito menos o que estará escrito nela.

Siga o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]