• Carregando...
Beto pode estar se beneficiando do mesmo fenômeno que Dilma
| Foto:

dilma

Beto Richa e Dilma Rousseff podem estar se beneficiando de um mesmo fenômeno para se manterem à frente das pesquisas eleitorais. Novos levantamentos divulgados nesta quarta-feira mostram que a presidente da República continua em primeiro lugar, depois da subida meteórica de Marina Silva. E Beto Richa, que chegou a ter empate com Requião, hoje aparece como possível eleito no primeiro turno.

Para o professor de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Emerson Cervi, isso indica que o eleitor, neste momento, indica que quer continuidade. Ou seja: não quer trocar de governos. Para Cervi, esse seria um indício de que a situação econômica e social das pessoas não é percebida como ruim, pelo menos pela maioria dos eleitores. Eles imaginam que o melhor que têm a fazer é continuar como tudo está.

Richa e Dilma se beneficiariam ao mesmo tempo porque o eleitor dificilmente consegue fazer uma distinção entre o que é mérito de um ou de outro governante. Percebe a situação como um todo, e imagina que se a coisa não naufragou pode ter relação com o fato de quem está no comando. Isso pode ser confirmado, talvez, pelo bom desempenho de outros candidatos à reeleição ou candidatos de “continuidade” em vários estados brasileiros, como São Paulo (Alckmin nada de braçada) e Rio de Janeiro (o candidato do governo acaba de encostar nos demais).

Lógico que nem tudo se explica facilmente assim, e é preciso levar em conta dezenas de outros fatores, caso contrário estaria todo mundo se reelegendo. No entanto, parece que o eleitor, apesar de tudo (inclusive de junho do ano passado) prefere continuar apostando em mais do mesmo.

Metodologia

Paraná: A pesquisa foi encomendada ao Datafolha pela RPC TV e pelo jornal Folha de S.Paulo. O levantamento foi feito entre os dias 8 e 9 de setembro de 2014. Foram realizadas 1.201 entrevistas em 46 municípios, com margem de erro máxima de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PR-00031/2014 e BR-00584/2014.

Brasil: A pesquisa foi encomendada ao Datafolha pela RPC TV e pelo jornal Folha de S.Paulo. O levantamento foi feito entre os dias 8 e 9 de setembro de 2014. Foram realizadas 1.201 entrevistas em 46 municípios, com margem de erro máxima de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PR-00031/2014 e BR-00584/2014.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]