i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Caixa Zero

Ver perfil

Beto Richa diz que “não merece essa injustiça”

  • PorRogerio Galindo
  • 30/04/2015 12:16
Beto Richa diz que “não merece essa injustiça”
| Foto:

O governador Beto Richa disse nesta quarta-feira, logo depois do confronto entre policiais militares e manifestantes, no Centro Cívico, que não tinha visto qualquer excesso, qualquer abuso por parte dos policiais. Disse que “nos vídeos a que tinha assistido”, isso não aparecia.

E insistia, com isso, que estava sendo “vítima de uma injustiça”. A frase é literal. “Eu não mereço essa injustiça”, afirmou em entrevista coletiva.

Richa pode estar preso a uma velha armadilha que costuma prejudicar a compreensão que os governantes têm do mundo. Os assessores, os asseclas, os secretários costumam achar que têm de proteger o chefe de todos os problemas. E acabam transformando o governante em um perfeito alienado, incapaz de compreender o que ocorre a seu redor.

Se Richa só viu vídeos que não mostravam imagens de abusos a explicação mais provável é que os acólitos só tenham lhe mostrado uma versão mutilada dos fatos. É assim que funciona: o clipping é selecionado, o noticiário, se não agrada, é porque foi comprado, e alguns vídeos simplesmente não existem para o Palácio.

Claro que Richa, e qualquer outro governante. pode escapar facilmente da armadilha. Mas ela é tão protetora que a maioria prefere isso: a ignorância do mundo para ter o conforto de imaginar que todos os seus atos são bons, que todas as suas ideias deram certo.

O risco é alto: de repente, o governador aparece em público dizendo um absurdo como esse e passando vergonha diante de milhões de brasileiros.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.