• Carregando...
Esforço para reduzir homicídios ainda não deu resultados
| Foto:

Maritza HaisiO número de homicídios em Curitiba aumentou em 15% em comparação com 2013, informam os dados estatísticos do governo do estado. O aumento, segundo o próprio governo analisa na reportagem da Gazeta do Povo publicada nesta quarta-feira, se deve a uma “sazonalidade” nos crimes. O que não faz muito sentido, já que a sazonalidade, por definição, ocorreria todos os anos.

Os números são ruins por si só. Mas também podem mostrar que o esforço mais significativo adotado pelo governo do estado nos últimos anos para combater a impunidade ainda não deu resultados. Neste ano, o governador Beto Richa (PSDB) anunciou a criação de uma Divisão de Homicídios na capital, com quatro delegacias para investigar esse tipo de crime, ao invés de uma só. Os crimes também passaram a ser divididos por setor, para que cada delegado conheça bem uma área da cidade.

É lógico que esse tipo de coisa funciona mais no longo prazo. Até porque o criminoso só vai perceber que a impunidade diminuiu (e que portanto não “vale a pena” cometer o crime) quando muita gente for punida, o que leva tempo. Portanto, ainda vale dar crédito para a nova estrutura de investigação. Mas é preciso torcer para que ela dê resultados no médio prazo, pelo menos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]