• Carregando...

Há coisas de que uma pessoa pode se arrepender pela vida inteira. O deputado Gustavo Fruet ainda tem muitos anos pela frente na vida pública. Mas um dos arrependimentos que levará com ele já está claro.

Trata-se do dia em que registrou presença na Câmara sem pretender ficar na sessão. O paranaense foi flagrado pelo jornal O Globo colocando sua presença no painel e, logo em seguida, saindo para outros compromissos.

Em sua sabatina na Gazeta, na tarde de ontem, Fruet soube responder sobre tudo. Mas, quando chegou a esse ponto, deu uma resposta pela metade.

Foi perguntado se isso não vai contra o seu discurso de moralização na política. Veja o trecho:

“Primeiro que eu não tenho esse discurso. Isso é hipocrisia, nunca apontei o dedo para ninguém. Sou deputado por 12 anos, o mais frequente do Paraná, talvez um dos mais frequentes do Brasil. Naquele dia, é importante deixar bem claro, não tinha votação nominal na Câmara e eu participava de um ato público, oficial, representando o Congresso em um encontro da associação de procuradores municipais. Pinçar um fato isolado desse… Acaba sendo generalizado.”

O deputado acaba errando o tom do começo ao fim da resposta.

Diz que não tem o discurso de moralização da política. É uma resposta falsa. Sua campanha na tevê começa dizendo que ele é o senador “Ficha Limpa”. E ele diz inúmeras vezes que é preciso tirar o Senado da agenda policial. No que, aliás, está certo.

Não devia era recuar do discurso em razão de um ponto específico e pessoal.

Segundo, diz que estava cumprindo outras atribuições no momento. Se estava a serviço, poderia justificar a ausência. Não precisaria marcar presença e sair em seguida.

Por último, diz que foi um dos deputados mais presentes nos últimos anos e que “pinçar um fato isolado” acaba generalizando a discussão.

De fato, Fruet tem um bom registro na Câmara. Mas o papel da imprensa e do eleitor é de ficar em cima de cada fato isolado. Justamente para evitar que eles se tornem rotineiros.

Talvez tivesse sido mais simples e mais elegante o deputado assumir o erro e pedir desculpas.

Mas isso não faz parte do vocabulário dos políticos…

Quem quiser pode assistir a sabatina de Gustavo Fruet clicando aqui.

Siga o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]