• Carregando...
Ibope de terça deve mostrar se eleição no Paraná terá um ou dois turnos
| Foto:

Há duas coisas em jogo na divulgação dos novos números do Ibope*, prevista para esta terça (dependendo do que decidir a Justiça Eleitoral). A primeira é saber se caminhamos para uma eleição em um ou dois turnos; a segunda é saber se João Arruda (MDB) pode ter alguma esperança de ser mais do que mero figurante no processo.

Até aqui, Ratinho Jr. (PSD) é visto como franco favorito para ser o novo governador: a desistência de Osmar Dias (PDT) criou o cenário mais favorável possível para o candidato: é como se estivesse ganhando um jogo e ainda tivesse um pênalti marcado a seu favor perto do fim da partida.

Mas… Eleição é o tipo de coisa que pode virar de uma hora para outra. Rafael Greca (PMN) conseguiu a proeza de deixar uma eleição ganha se complicar por dizer que um pobre lhe fez vomitar – isso em meados de setembro, com o jogo praticamente ganho. Precisou remar tudo de novo e levou só no segundo turno.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Eficiência administrativa

Se Ratinho vê Cida Borghetti (PP) distante no retrovisor, Cida precisa ter a mesma preocupação com João Arruda. Em princípio, o candidato do MDB não deve trazer risco nenhum a ela: se houver segundo turno, deve ser mesmo entre os dois aprendizes de Beto Richa (PSDB).

Mas… Serve aqui o mesmo reparo. Arruda saiu candidato aos 45 minutos do segundo tempo, e pode não tger decolado até agora por mera falta de tempo. Seu tio e principal avalista, Roberto Requião (MDB) é um gigante de votos no estado. E vá saber se não pode fazer a diferença…

São essas duas distâncias que precisam ser medidas. O resto são detalhes.

* Pesquisa realizada pelo Ibope de 16/ago a 22/ago/2018 com 1008 entrevistados (Paraná). Contratada por: REDE PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO. Registro no TSE: PR-04869/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. OBS: A pesquisa está sendo impugnada por duas representações eleitorais, ajuizadas por interessados diversos, segundo os quais a pesquisa não atendeu aos requisitos previstos na Resolução n. 23.459/TSE, especialmente quanto à insuficiente estratificação para o nível econômico dos eleitores respondentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]