• Carregando...

A manifestação popular na Boca Maldita pedindo a moralização da Assembleia Legislativa completa 100 dias hoje. Reportagem da Gazeta mostra que apenas uma das cinco reivindicações foi aprovada.

Ou seja: os deputados rejeitaram 80% das propostas levadas pela sociedade civil. Entre elas, o fim da reeleição para a Presidência do Legislativo.

Reeleição

Sabe-se que o que um deputado mais quer neste momento da vida é garantir um novo mandato. Portanto, a conclusão a que se chega é que eles não consideram relevante, para convencer seus eleitores, ter uma postura diferente.

Tomar alguma atitude que ajude a Assembleia a evitar casos de corrupção não é prioritário. Assim como não é prioritário comparecer às sessões nesta época do ano.

No máximo, alguns deputados se acharam no dever de informar que não receberão o salário pelo período. E pronto: foram para as ruas fazer campanha.

Os parlamentares, obviamente, conhecem o seu eleitorado. Sabem com quem estão lidando. E se dizem que a moralização da Assembleia não é importante devem saber que seu eleitorado pensa assim também, ou simplesmente não liga para isso.

Curi

O que nos leva à questão do título: se os problemas descobertos na Assembleia (que incluem contratação de mortos e de crianças) não são graves o suficiente para abalar a candidatura de quem se omite, Justus e Curi vão realmente se reeleger?

Alexandre Curi, atual primeiro-secretário da Assembleia, é um campeão de votos. Na eleição passada, foi o mais votado para a Assembleia, com 131.988 votos. Na sua coligação atual, diz-se que será preciso ter 40 mil votos para a reeleição. O escândalo seria suficiente para convencer dois terços de seus eleitores a mudar de posição?

Justus

No caso de Nelson Justus, a situação é um pouco mais complicada. embora seja o presidente da Assembleia, foi apenas o quarto mais votado de sua coligação em 2006 (PPS-PFL). Teve, na época, 44.430 votos.

E a coligação de Justus exigirá também cerca de 40 mil votos, já que o DEM está junto com partidos grandes (o grupo é formado por DEM-PSDB-PTB-PP e PRB).

O que você acha? Justus e Curi se reelegem ou não?

Siga o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]