• Carregando...

A lei municipal que exige o uso de focinheiras para cães em Curitiba completa exatos 12 anos nesta sexta-feira. Foi sancionada em 15 de abril de 1999.

Em teoria, de acordo com o artigo oitavo, a lei proposta pela vereadora Nely Almeida (e sancionada por Cassio Taniguchi) entraria em vigência 60 dias depois.

Na prática, porém, os 12 anos que se passaram desde então não foram suficientes para que os curitibanos passassem a respeitá-la. Também não foram suficientes para fazer com que a prefeitura se interessasse em fiscalizar e fazer valer a legislação.

Todos os dias, donos de animais perigosos ou grandes, que pela lei só podem andar pelas ruas com focinheiras, são levados para passear como se a lei não existisse. Decidimos, por conta própria, que a “lei não pegou”.

A lei previa multa de 500 Ufirs pelo desrespeito, além de apreensão do animal como abandonado em caso de terceira reincidência. Mas os donos de pit bulls e outros do mesmo tipo continuam andando por aí sem levar uma mínima advertência de qualquer autoridade.

Além de mostrarmos nosso desprezo pela lei, continuamos, com isso, expondo a riscos uns aos outros. Não se trata de uma mera questão de estarmos na ilegalidade. Estamos é agindo contra o bom senso.

Quem sabe se daqui até 2023, em mais 12 anos, nós resolvemos aprender…

Siga o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]