• Carregando...

A CCJ do senado acaba de aprovar um dos projetos de lei mais importantes que estão em discussão no país no momento. Trata-se do projeto de acesso a informações públicas no Brasil.

Por incrível que pareça, o Brasil áinda não tem uma legislação que diga como deve funcionar o acesso a dados do governo, a documentos oficiais. Mais de 60 países do mundo têm. Nós, não.

A Constituição diz que o governo e os outros órgãos públicos devem seguir o princípio da publicidade. Certo. Mas é preciso regular isso. Quanto tempo o governo tem para me dar uma informação? Como devo pedi-la? O que pode ser negado?

O projeto aprovado na CCJ define tudo isso. Será um avanço espetacular para o país.

Já imaginou? A Assembleia Legislativa do Paraná, por exemplo, jamais poderia ter ocultado por tanto tempo os seus problemas. Bastaria alguém ter solicitado as informações e eles seriam obrigados, por lei, a oferecê-las.

Quantos comissionados, onde estão, quantos concursados, tudo.

É um golpe na metalidade média do político nacional, que acredita que não precisa prestar contas sobre o que faz em seu mandato.

É um raio de luz na política brasileira. Aliás, nos Estados Unidos, que têm uma lei exemplar sobre o assunto, o Freedom of Information Act, existe uma semana por ano dedicada ao tema. É a “Sunshine Week”. “Semana do brilho do Sol”, em homenagem àquela frase famosa de que não há desinfetante melhor do que a luz solar.

Tomara que o projeto passe logo, tomara que vire lei o mais cedo possível.

Veja o parecer aprovado na CCJ.

Veja a descrição do projeto.

Siga o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]