• Carregando...

Osmar Dias está apostando todas as suas fichas em Lula para virar o jogo contra Beto Richa. No próximo fim de semana, o presidente vem de novo ao Paraná fazer comício.

Em 2006, caso alguém não lembre, foi exatamente assim que a eleição se decidiu no Paraná. A campanha estava acirradíssima entre dois candidatos. Lula veio a Curitiba e fez um comício às vésperas da eleição. Na mesma Boca Maldita. E resolveu a parada.

Claro, na época, resolveu contra Osmar. E a favor de Requião.

Agora, Lula e Osmar estão de braços dados desde o começo. E o senador espera que, assim como lhe tirou a eleição quatro anos atrás, Lula lhe dê o mandato agora.

Faz sentido? Em parte. A situação tem algumas diferenças. Uma delas é justamente a que acabei de mencionar: Osmar e Lula estão juntos desde o começo. E o eleitor, depois de um mês de propaganda na tevê, já sabe disso.

Em 2006, a presença do presidente na reta final da campanha talvez tenha tido mais peso porque Lula aindan não havia se posicionado sobre a situação no Paraná.

Osmar estava mais para apoiar Alckmin. Requião fazia jogo duplo e não se decidia. Lula veio aqui e tomou a iniciativa: disse em claro e bom som para votarem em Requião.

Agora, uma declaração deste gênero do presidente não terá o tom de surpresa nem de novidade.

Por outro lado, a onda Lula não parecia tão forte quanto hoje em 2006. O presidente precisou de um segundo turno contra o PSDB. Coisa que hoje não parece necessária para Dilma.

O fato é que ninguém sabe ainda se o voto do curitibano mudará de novo a pedido de Lula. Mas é a cartada de Osmar em cima dos indecisos, que ainda são muitos.

Siga o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]