• Carregando...
MP pede que Curitiba não ponha mais dinheiro público na Marcha para Jesus
| Foto:
marcha_marceloandrade

Marcha para Jesus: evento anual em Curitiba. Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo.

O Ministério Público do Paraná recomendou que o município de Curitiba pare de repassar recursos públicos para a Marcha para Jesus, evento que ocorre anualmente na cidade no mês de maio. Desde 2005, o evento, que está em sua 23.ª edição, é parte integrante do calendário oficial da cidade.

No ano passado, de acordo com informações da bancada evangélica da Câmara de Curitiba, o evento recebeu R$ 115 mil por meio de emendas dos vereadores ao orçamento. O dinheiro passa pelos cofres da Fundação Cultural de Curitiba antes de chegar aos organizadores do evento.

A recomendação de que o dinheiro não seja mais repassada chegou nesta quarta-feira à Comissão de Economia da Câmara Municipal. Ela é assinada pelo promotor Paulo Ovídio dos Santos Lima, que alega que o Brasil, sendo um Estado laico, vedou o repasse de verbas públicas para eventos de cunho religioso.

O promotor foi levado à recomendação depois de receber denúncia de irregularidade feita por várias associações civis: Secular Irmandade do Culto Kopimista, ParanáBlogs, Partido Pirata, Grupo Dignidade, Marcha da Maconha, Marcha pelo Estado Laico, Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, Liga Humanista Secular do Brasil e Aliança Estudantil Secular Curitiba.

Os vereadores da bancada evangélica afirmam desde já que, embora respeitem a decisão do promotor, vão contestá-la judicialmente. Afirmam que o evento faz parte do calendário oficial do município por lei e que a contestação tem fundo preconceituoso.

Além disso, os vereadores dizem que, enquanto não houver decisão judicial proibindo isso, continuarão assinando emendas ao orçamento de 2015 com destinação de verbas para o evento.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]