“Vai ter muita, muita gente. Imagina que as outras delações eram promoções; essa da Odebrecht vai ser a black friday das delações”, diz o deputado paranaense Sandro Alex (PSD). A expectativa no Congresso com o resultado da delação é imensa.
Os executivos da Odebrecht, a maior empreiteira do país e uma das grandes financiadoras de campanha, fecharam oficialmente sua delação e em breve isso deve fazer com que muita gente que até aqui escapou da Lava Jato seja alcançada.
“Vai ter gente envolvida de diversas maneiras”, diz um outro deputado. “Tem os peixes grandes, envolvidos até o pescoço. Tem os que receberam um bom dinheiro. E tem aquele deputado que no desespero da campanha pegou alguma coisa, os bagrinhos. Esse tipo vai ter muito”, afirma.
A Odebrecht costumava pagar campanhas de todos os partidos. Financiava principalmente campanhas grandes, para Presidência e governos estaduais. “Por isso tem toda essa correria. Quem chefiava o esquema, os contatos, eram os grandes líderes dos grandes partidos”, diz um parlamentar.
Segundo os paranaenses, muita gente do estado deve aparecer a partir de agora como beneficiada. “E tudo indica que não vão ser só deputados. Tem gente de Executivo também”, especula um deles.
“O negócio é que isso aí afeta muita gente. Na época da campanha, se você disser pro sujeito que ele tem que ir na boca do caixa do inferno buscar dinheiro ele vai”, explica um dos deputados do estado.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.