• Carregando...

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara deu um modestíssimo passo hoje para que se faça uma reforma política no país. Aprovou um projeto do deputado Raul Jungmann que prevê um plebiscito, ainda neste ano, para que a população decida se quer ou não mudar as leis que regem a vida política do país.

O projeto é vago. Diz apenas que será feita uma pergunta aos eleitores na mesma urna eletrônica em que será feita a votação para presidente e para os demais cargos em jogo.

A pergunta é: “O Congresso Nacional deve aprovar uma reforma política que promova maior transparência, controle social e o combate efetivo à corrupção?” Se a maioria responder sim, o Congresso teria de votar a reforma em 2011.

Embora a pergunta seja vaga demais (não diz quais as medidas, qual a reforma, como será feita, nada mais preciso), o projeto tem o mérito de fazer com que os eleitores discutam o tema.

Mas o melhor seria se já houvesse algo mais conreto para apresentar na urna. Afinal, do jeito que está formulada, quem é que vai dizer não? E, assim, o debate fica enfraquecido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]