• Carregando...
Sete cientistas brasileiros divulgam a descoberta de um novo planeta localizado na direção da constelação de Monoceros - e distante cerca de 1200 anos-luz (um ano-luz equivale’ a cerca de 9,5 quadrilhões de metros). O diretor do Observatório Astronômico e professor do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Marcelo Emilio, integrante da equipe de cientistas, registra que o trabalho sobre o novo astro foi aceito na prestigiada revista britânica Monthly Notices of The Royal Astronomical Society. Além do professor da UEPG, participam da descoberta, o ex-aluno do curso de licenciatura em Física da UEPG, Rodrigo C. Boufleur (ON), e o aluno pós-doc, Laerte Andrade, mais pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Nacional do Rio de Janeiro (ON) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Ponta grossa, 31/08/2017.
Foto: Divulgação UEPG
Sete cientistas brasileiros divulgam a descoberta de um novo planeta localizado na direção da constelação de Monoceros - e distante cerca de 1200 anos-luz (um ano-luz equivale’ a cerca de 9,5 quadrilhões de metros). O diretor do Observatório Astronômico e professor do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Marcelo Emilio, integrante da equipe de cientistas, registra que o trabalho sobre o novo astro foi aceito na prestigiada revista britânica Monthly Notices of The Royal Astronomical Society. Além do professor da UEPG, participam da descoberta, o ex-aluno do curso de licenciatura em Física da UEPG, Rodrigo C. Boufleur (ON), e o aluno pós-doc, Laerte Andrade, mais pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Nacional do Rio de Janeiro (ON) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ponta grossa, 31/08/2017. Foto: Divulgação UEPG| Foto:

Apesar da situação financeira precária, as universidades estaduais e federais do Paraná seguem mostrando sua importância.

Uma equipe formada por sete brasileiros descobriu um novo planeta quase do tamanho de Saturno. Um dos membros da equipe é Marcelo Emilio, professor da UEPG e diretor do Observatório Astronômico.

Marcelo Emilio apresentou o resultado nesta sexta (1) para os alunos de graduação e pós-graduação da universidade.

Leia mais: Reitor fala de esforço para fazer UFPR funcionar até o fim do ano

O trabalho sobre a descoberta foi aceito na revista britânica Monthly Notices of The Royal Astronomical Society, prestigiada na área. Existe a proposta de criar um curso de bacharelado em Astronomia na UEPG.

Colaborou: Camila Abrão.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]