• Carregando...
Ratinho Jr. tenta impedir divulgação do Ibope da RPC, mas falha
| Foto:

Dois candidatos tentaram impedir que pesquisa Ibope encomendada pela RPC seja divulgada nesta quarta-feira. A Justiça Eleitoral, no entanto, negou os pedidos e, pelo menos por enquanto, a divulgação dos números está liberada.

Os pedidos foram feitos por Ratinho Jr. (PSD) e Ogier Buchi (PSL). As alegações, basicamente, são de que a amostragem prevista pelo instituto não corresponde exatamente ao que seria necessário para representar a população paranaense.

Trata-se, na verdade, de uma estratégia usada por Beto Richa (PSDB) em 2010. A partir da metade da campanha, Richa entrava com recursos contra todas as pesquisas de intenção de voto, alegando sempre a mesma coisa – os institutos, por outro lado, afirmavam que a lei é rigorosa demais e que, se fosse o caso de seguir rigorosamente os parâmetros, jamais haveria esse tipo de levantamento no Brasil.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Aproximação entre universidades e iniciativa privada

Na época, assessorado por Ivan Bonilha, que mais tarde, como governador, transformou em conselheiro do Tribunal de Contas, conseguiu com isso ocultar da população que Osmar Dias (PDT) estava se aproximando dele na corrida eleitoral.

Nesta terça, a RPC e o Ibope foram intimados a se manifestar, mas o desembargador Tito de Paula Campos liberou a divulgação, desde que se afirme sempre que houve dois partidos contestando a metodologia.

A pesquisa do Ibope é a primeira do instituto depois do início da campanha eleitoral. Vai ser também a primeira depois da desistência de Osmar Dias (PDT) e da entrada de João Arruda (MDB). A pesquisa também pretende revelar como está a corrida pelo Senado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]