• Carregando...
Foto: Wenderson Araújo/Gazeta do Povo.
Foto: Wenderson Araújo/Gazeta do Povo.| Foto:

Colaboração do repórter Chico Marés:

O deputado federal Ricardo Barros (PP) será uma figura importante nas eleições de 2016 e 2018. Nas eleições municipais, seu grupo político vai tentar um quarto mandato consecutivo na prefeitura de Maringá, com a candidatura de seu irmão, o ex-prefeito Sílvio Barros – hoje, sem partido.

Já em 2018, sua esposa pode assumir o governo, caso o governador Beto Richa (PSDB) decida se candidatar ao senador, o que exigiria sua renúncia seis meses antes do pleito. Barros conversou sobre as últimas movimentações do seu núcleo político, incluindo o desejo do PMDB de filiar seu irmão e a decisão de sua esposa em sair candidata em 2018.

Ele nega que esses movimentos insinuem um eventual rompimento com o atual governador – de acordo com ele, a ideia é consolidar uma aliança para as próximas eleições.

A sua esposa, a vice-governadora Cida Borghetti, lançou pré-candidatura ao governo do estado, em 2018. Isso pode ser lido como um sinal de afastamento da atual gestão?
Não. Não tem afastamento do atual governo, é só um posicionamento. A Cida Borghetti assumirá o governo em abril [de 2018, caso Richa renuncie para disputar o Senado] e concorrerá à reeleição. Isso não impede que outras correntes governistas lancem seus candidatos, se o Ratinho Jr. quiser ser candidato, pode ser candidato. Só acho que o governador Beto Richa disputará o Senado na chapa da governadora, ele não tem opção. Não vai disputar o Senado contra a governadora, né?

Isso não pode acirrar os ânimos dentro do governo?
A nossa chapa já é PP e PSDB. Mas isso não impede que o Ratinho lance candidatura. Ou nos encontramos no segundo turno, ou vencemos já no primeiro…

Há rumores de que seu irmão, o secretário de Planejamento e pré-candidato a prefeito de Maringá, Sílvio Barros, se filiará ao PMDB. Isso procede?
Sílvio foi convidado pelo PMDB de Maringá para se filiar ao partido. O partido tem nosso vice-prefeito [o prefeito, Roberto Pupin, é do PP], participa da administração e é nosso aliado. Na política local, é totalmente natural que ele pudesse escolher o PMDB como partido.

Atualmente, a ala “governista” do PMDB está com um pé fora do partido, após disputa com o senador Roberto Requião. Isso não pode ser um impeditivo?
Isso é uma questão local, não tem nada com o governo estadual. Vamos disputar a prefeitura de Maringá. Em Foz do Iguaçu, por exemplo, nosso candidato do PP é o Gessani [da Silva, vereador], com o DEM e o PT apoiando. Lá em Foz essa aliança é normal, porque essas pessoas têm o mesmo posicionamento na política municipal.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]