• Carregando...
Foto: Wenderson Araújo/Gazeta do Povo.
Foto: Wenderson Araújo/Gazeta do Povo.| Foto:

O ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR) anunciou que pretende permitir o surgimento de uma nova faixa de planos de saúde no país, que ele chama de “planos populares”. A ideia é que hoje os planos são obrigados a atender um número mínimo de procedimentos, o que os torna impraticáveis para muita gente. Barros quer que a ANS aprove um tipo de plano com menos procedimentos – e mais barato.

A informação foi dada pela repórter Natalia Cancian, da Folha de S.Paulo. “O que estamos propondo (…) é ter outras faixas de planos de saúde para que mais pessoas possam contribuir com o financiamento da saúde no Brasil”, disse ele à repórter depois de participar de uma audiência pública no Senado.

Questionado pela reportagem se isso não tiraria importância do SUS (e se o ideal não seria aumentar o financiamento do sistema público), Barros afirmou que a adesão aos planos é voluntária e que o orçamento da saúde pública “é finito”. “Sou ministro da Saúde, não sou só ministro do SUS”, disse.

Ao assumir o Ministério da Saúde no início da gestão interina de Michel Temer (PMDB), Barros chegou a falar em uma “revisão” do tamanho do SUS. Isso levou inclusive a uma discussão sobre o financiamento de sua campanha para deputado federal em 2014, apoiada por planos de saúde.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]