• Carregando...
Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo/Arquivo.
Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo/Arquivo.| Foto:

Um projeto aprovado no Senado pretende permitir que delegados possam emitir medidas protetivas de urgência para mulheres que sofrem violência doméstica.

Hoje somente juízes podem conceder medidas protetivas. A proposta do deputado Sergio Vidigal (PDT-ES) altera a Lei Maria da Penha.

Os delegados poderiam dar a medida protetiva em caso de risco eminente para a mulher e seus dependentes. Dentro de 24 horas a polícia deve entrar em contato o juiz e o MP para decidir se a medida deve ser mantida.

Representantes do Ministério Público e defensorias públicas, bem como organizações feministas e outros órgãos pedem que o presidente Michel Temer vete a proposta.

Leia mais: Como denunciar casos de violência doméstica contra mulheres

As instituições são contra a proposta, pois ela, de certa forma, evitaria que a mulher tivesse pleno acesso ao Judiciário. Pois é nesse momento que ela poderá ser acompanhada pela Defensoria Pública, além de receber outras instruções necessárias.

A norma atual prevê que judiciário determine a medida protetiva e a polícia oriente a vítima no procedimento necessário para obtê-la.

Uma nota técnica da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) diz que a proposta pode ser uma forma de evitar também que mulheres violentadas apresentem seus casos na Justiça.

Leia mais na Agência Brasil: Senado muda Lei Maria da Penha e organizações pedem que Temer vete a proposta

Colaborou: Camila Abrão.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]