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Orquestra Sinfônica: nova fase. Foto: Henry Milleo/Arquivo Gazeta do Povo.
Orquestra Sinfônica: nova fase. Foto: Henry Milleo/Arquivo Gazeta do Povo.| Foto:

A direção do Teatro Guaíra e da PalcoParaná, instituição responsável pelo edital de contratação dos novos músicos da Sinfônica do Paraná, enviaram nesta quarta-feira uma nota ao blog contestando o texto publicado na terça sobre os problemas da orquestra. O post afirmava que músicos acham o salário oferecido no edital (de R$ 5 mil brutos) uma piada e afirmava que isso pode afetar a qualidade da orquestra.

O salário é significativamente menos do que os dos outros músicos da orquestra e do que o salários dos próprios músicos comissionados antes de serem demitidos – os mesmos que poderiam estar tentando as vagas agora. A nota também questiona vários problemas levantados no edital. Veja a seguir a íntegra do texto:

“A carga horária de ensaio de um músico de Orquestra é, de praxe, no máximo de 20 horas semanais. Afirmar que um salário de 5 mil reais é uma ‘piada’ nos parece uma colocação de quem não está vivendo no Brasil, ou não sabe o valor do dinheiro. Ou, ainda, está completamente alheio às dificuldades pelas quais várias orquestras do país tem passado.

Apenas três orquestras no Brasil pagam salários superiores ao oferecido pelo PalcoParaná.

Para citar alguns exemplos: Na Orquestra Sinfônica Brasileira, na qual pagam salários superiores a R$ 9 mil, os músicos não recebem há oito meses. O Teatro Municipal de São Paulo está propondo uma redução de 30% no salário de todos seus músicos e já diminuiu dois terços de sua programação. O primeiro Bailarino do Municipal do Rio de Janeiro virou motorista de Uber e a importante Banda Sinfônica do Estado de SP foi extinta.

Vinte e dois dos cinquenta e cinco músicos do Teatro São Pedro (SP) foram dispensados e ainda vários importantes grupos artísticos eruditos do Brasil foram extintos e/ou estão paralisados .

O Paraná, ao contrário do que tem acontecido em outros estados e, com muito esforço de todo o governo, acaba de lançar um edital para contratação de 31 Músicos e 23 Bailarinos. Temos hoje – 3 dias depois de lançarmos os editais – 150 músicos e 49 bailarinos inscritos, tendo as inscrições abertas até o dia 26/06/2017.

Com relação à colocação de que não há diferença entre a trompa alta (aguda) trompa baixa (grave), estas são corriqueiras em audições, da mesma forma que a escolha de violino I e violino II.

Concursos anteriores no Brasil, como a da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, previu em seu edital e contratou para ambas vozes de trompa. As trompas ímpares do naipe fazem sempre a voz aguda, e as pares as graves, isso a partir de Beethoven e do romantismo, constituindo em especialidades especificas do instrumentista de trompa. Esta diferenciação existe e está bastante clara em qualquer literatura sobre o assunto.

É fundamental ressaltar que as provas de instrumento foram elaboradas pelo Maestro da OSP, Stefan Geiger, reconhecido e aclamado profissional.

A prova de violino obedece a praxe das provas internacionais, onde o candidato pode optar pelo concerto de Mozart que desejar. É ululante que aquele que optar pelos concertos mais simples e que, como dispõe o edital, possa em até 6 minutos demonstrar sua técnica, serão preteridos por aqueles que optarem pelos concertos de Mozart mais elaborados. Violinistas profissionais compreendem isso, pois é muito básico.

Mantemo-nos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos que se fizerem necessários.

Monica Rischbieter
Diretora Presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra

Nicole Barão Raffs de Medeiros
Diretora Presidente do PalcoParaná”

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