• Carregando...


Por Chico Marés, interino

Uma ferramenta bastante interessante para quem quer acompanhar melhor os trabalhos da Câmara Federal foi desenvolvida na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba. O site Quem me Representa? permite que você descubra se o deputado que você ajudou a eleger – ou que representa sua região – está votando de maneira que você acha que deveria estar votando.

A plataforma é simples e fácil de usar: você responde como votaria em projetos ou destaques de projetos importantes do primeiro semestre. Suas respostas são cruzadas com os resultados das votações e a ferramenta rankeia automaticamente os deputados por ordem de “afinidade”. Você pode filtrá-los por estado ou procurar por nome.

Andryw Marques, mestre em Ciência da Computação e um dos três desenvolvedores do site, diz que a intenção é seguir atualizando assim que novas votações acontecerem. Como a legislatura ainda está no começo, alguns deputados votaram em poucos projetos, o os torna pouco “avaliáveis”. Um exemplo é o paranaense Takayama (PSC), que sofreu um infarto no primeiro semestre e estava de licença médica. Ele votou em apenas uma ocasião analisada.

O projeto surgiu em uma Hackfest promovida pelo Laboratório Analytics, da UFCG. Outro site interessante para quem se interessa por política, o House of Cunha, foi desenvolvido na mesma ocasião. Ele analisa as votações dos deputados e compara com os posicionamentos de Eduardo Cunha, para saber quem se aproxima e quem se distancia do presidente da Câmara. Vale conferir.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]