• Carregando...
Só 11 das 32 empresas de ônibus já quitaram vale; há risco de greve no sábado
| Foto:

Onibus021127-624x415

Uma semana depois da última greve, Curitiba corre risco de ter nova paralisação dos ônibus nos próximos dias. O vale que os motoristas e cobradores recebem no dia 20 de cada mês era considerado fundamental para evitar novos problemas no sistema. Mas até o início da tarde desta quarta, apenas as empresas da região metropolitana pagaram o vale integral, segundo o sindicato dos trabalhadores.

De acordo com a assessoria do Sindimoc, 11 das 32 empresas que operam ônibus do transporte coletivo em Curitiba e região pagaram o valor na íntegra até as 14h. Todas são da região metropolitana: São Braz, Marumbi, Colombo, Viação do Sul, Graciosa, Piraquara, Tindiquera, Castelo Branco, Leblon, Nobel e São José Matriz.

Embora a data para o pagamento seja dia 20, o Sindimoc se comprometeu a esperar a quitação do vale até sexta – e as empresas afirmaram que cumprirão esse prazo. No entanto, quem não pagar hoje, por acordo na Justiça do Trabalho, já tem multa diária de R$ 30 por trabalhador.

No fim da greve da semana passada, os trabalhadores afirmaram que caso o vale não fosse pago integralmente até o dia 22, haveria novas manifestações. Os protestos deveriam ocorrer nas empresas que continuarem inadimplentes. Isso, no entanto, foi antes da nova rodada de negociações, quando o Sindimoc afirmou que não faria paralisações até o quinto dia útil de fevereiro. Nos bastidores, porém, já se cogita uma paralisação antes, caso os patrões não paguem o vale nesta semana.

A greve da semana passada foi resolvida com um adiantamento de valores da Urbs para as empresas. Foram repassados R$ 3,5 milhões antecipadamente e o dinheiro começou a ser descontado dos pagamentos diários desta semana. A dúvida é se, com isso, os empresários argumentarão que não têm como pagar o vale.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]