• Carregando...
Urbs passará por grande reforma – e começa com demissão de dois diretores
| Foto:

A Urbs deve passar por uma forte reestruturação nos próximos tempos. E aparentemente isso começou com a demissão de dois de seus diretores mais importantes. Embora a saída não seja oficial, Luiz Filla e Antônio Carlos Araújo parecem estar de partida.

As mudanças começaram com a indicação neste mês de Ogeny Pedro Maia para a presidência da Urbs, depois da saída de José Antônio Andreguetto. Segundo dizem nos bastidores, o novo presidente assumiu com carta branca para mudar o que fosse necessário, tanto em termos de nomes quanto em estrutura.

Leia mais: Vereadores andam de ônibus e ficam chocados com a experiência

O prefeito Rafael Greca estaria preocupado porque via na equipe uma resistência a adotar algumas medidas que ele havia prometido na campanha, como a integração temporal (que permite a troca de ônibus sem pagamento de nova passagem) e mudanças no sistema de cobrança eletrônica.

Reforma

Além da troca de nomes, Maia deverá ter de lidar também com uma diminuição das despesas da Urbs – o que implica uma guerra com o sindicato que representa seus funcionários. Os dois lados admitem que a empresa precisa diminuir custos, mas as soluções apresentadas pela empresa são tidas como inaceitáveis pelos empregados.

A Urbs quer reduzir em 25% o salário de quem teve jornada reduzida, reestruturação de organograma, fim do abono de Natal, suspensão de progressões de carreira, fim de anuênios e um plano de demissões por incentivo. O Sindiurbano reclama que todo o peso da redução de custos recai sobre os funcionários.

Leia mais: Veja se os ônibus da sua linha estão vencidos

A Urbs é vista pela prefeitura como elemento central para a melhoria da cidade. Responsável pelo transporte urbano, a empresa gere mais de R$ 1 bilhão ao ano e atende quase dois milhões de passageiros por dia. Entre os problemas que a nova diretoria deve enfrentar estão a frota defasada, a qualidade do serviço e o alto preço da tarifa.

A prefeitura, por enquanto, não confirma as demissões dos diretores. Também não se sabe ainda quem serão seus substitutos.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]