• Carregando...
Para onde vão os alunos nota 10?
| Foto: Imagem cedida pela OSC Bom Aluno

Que pai ou mãe não se enche de orgulho ao receber um boletim com bons resultados, ouvir elogios na reunião de pais e mestres? Saber que seu filho ou filha está se saindo bem nos estudos, aprendendo, desenvolvendo novas habilidades e se preparando para o futuro é uma satisfação e um alívio, afinal todo mundo sabe que estudar é importante. Mas, infelizmente, nem todos os nossos jovens talentos têm acesso às oportunidades que os levariam de “alunos nota 10” a “profissionais nota 10”.

Segundo dados do Ipec, em 2022 cerca de 2 milhões de meninas e meninos brasileiros, de 11 a 19 anos, deixaram a escola sem terminar a educação básica. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) sobre educação mostra que 40% dos jovens de 15 a 29 anos tiveram que abandonar os estudos para trabalhar.

Quem perde com a evasão escolar não são apenas os jovens, mas toda a sociedade, que poderia se beneficiar dos seus talentos.

Muitas famílias se veem diante do dilema de não poder custear o ensino privado, e a realidade é que a rede pública, infelizmente, muitas vezes enfrenta desafios estruturais que comprometem a qualidade da educação e as oportunidades de desenvolvimento oferecidas. Nesse cenário, o acesso ao ensino superior torna-se um privilégio inatingível para inúmeros jovens, que se veem obrigados a ingressar no mercado de trabalho mais cedo do que o desejado, muitas vezes antes mesmo de explorarem todo o seu potencial acadêmico.

Foi pensando em garantir que nossos jovens talentosos e inteligentes tenham mais oportunidades para desenvolverem todo o seu potencial e se tornarem médicos, advogados, engenheiros, cientistas, artistas, enfim, profissionais brilhantes, que surgiu o Programa Bom Aluno, uma iniciativa que oferece acompanhamento e acesso a uma formação acadêmica de excelência até a conclusão do Ensino Superior para alunos em situação de vulnerabilidade.

O Bom Aluno transforma potencial em realização

Ao ingressar no Programa, o aluno recebe um kit de material escolar, passa a ter aulas no contraturno escolar (para equivalência de conteúdos), curso de inglês, atividades de desenvolvimento pessoal e acadêmico e, a partir do ano seguinte, tem a oportunidade de ingressar em uma escola particular conveniada.

Segundo Eid Neiva da Silva, colaboradora do projeto, o grande diferencial é que o bom aluno, que de outra forma talvez não pudesse dar continuidade aos seus estudos, inicia suas atividades ainda criança, tem anos de participação e acompanhamento e sai um jovem adulto e profissional pronto para o mercado de trabalho.

E você pode ajudar essa causa!

Se você também acredita no potencial transformador da educação, compartilhe essa iniciativa e ajude a organização a alcançar ainda mais pessoas. O Programa Bom Aluno está presente nas cidades de Curitiba e Londrina, no Paraná, Belo Horizonte e Montes Claros, no estado de Minas Gerais, Salvador (BA) e Vitória (ES). E em 2023, o Programa ampliou seu alcance ainda mais ao abrir as inscrições de maneiras 100% online e exclusivamente pelo site. Divulgue as redes e o contato do Bom Aluno para os seus familiares e amigos, especialmente aqueles que não têm condições de investir na educação dos filhos e desejam um futuro melhor para eles:

E-mail: bomaluno@bomaluno.org.br 
Telefone: (41) 3335-6006

Você também pode doar clicando em “fazer uma doação” no site www.bomaluno.org.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]