• Carregando...
Quando o SOS é mais do que um pedido de salvação
| Foto: Imagem cedida pela ONG Serviço de Obras Sociais

ONG de Prudentópolis-PR consolida-se como referência no serviço de convivência e de fortalecimento de vínculos

Um espaço para o desenvolvimento de habilidades, que promove a inclusão social e que contribui para a prevenção de situações de violência. Um espaço com atividades socioeducativas, culturais, esportivas e cursos profissionalizantes. Um espaço que, mesmo não sendo próprio, já pertence à muita gente: crianças, adolescentes adultos e idosos, que passam suas manhãs e tardes em um ambiente seguro e acolhedor. Este é o espaço da ONG Serviço de Obras Sociais - também conhecida como SOS – localizada em Prudentópolis-PR que, desde 1990, oferece serviços de convivência a pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo a cidadania, garantindo direitos e fortalecendo as relações interpessoais.

Atualmente, a SOS atende em média 600 usuários por dia, em três unidades, cedidas pela Prefeitura. De acordo com Fernanda Latyki, gerente administrativa da ONG, o grande sonho da organização é poder contar com um local próprio, para desenvolver as atividades com mais autonomia e acessibilidade. Sonho que começou a tomar forma depois que a SOS venceu um edital do governo do estado do Paraná para fazer reparos em uma de suas sedes.

“Ainda não será possível deixar a nossa casa do jeitinho que a gente queria, porque o prédio ainda é emprestado. Mas conseguir aprovar esse edital, no valor de R$ 96 mil nos deixou com a certeza de que estamos no caminho certo”, destaca.

Segundo ela, a ajuda do Programa Impulso, do Instituto GRPCOM foi essencial na elaboração do Projeto. Através da Live do “Descomplica Edital”, eles conseguiram mapear os requisitos necessários, redigindo uma proposta viável técnica e financeiramente, com a descrição detalhada do escopo do projeto, metodologia, cronograma e equipe de trabalho - o que fez toda a diferença para a aprovação.

Além da reforma na nova sede, em 2024, a SOS pretende implantar um programa de atração e capacitação de voluntariado e aprimorar a divulgação nas redes sociais para multiplicar o alcance de sua causa. O objetivo é estabelecer novas parcerias estratégicas, aumentando o engajamento e conquistando diferentes públicos.

“Estamos ainda caminhando em passos de formiga, mas devagar se vai longe. A cada ano que passa vamos nos reinventando e, aos poucos, implantando algumas melhorias. A chegada da Lei 13.019 (conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC, que entrou em vigor em 2017) produziu mudanças significativas na forma como nos organizamos e estabelecemos parcerias com o poder público. Possuímos agora planos de trabalho, projetos detalhados que garantem mais transparência e segurança jurídica à SOS. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas tudo o que fazemos, mesmo aqui, nos bastidores da administração, é muito gratificante. A gente luta, a gente corre atrás sempre com um único objetivo, que é chegar ao usuário final, promovendo bem-estar e fortalecendo os vínculos entre as pessoas”.

Se você quer saber mais sobre o trabalho da ONG Serviço de Obras Sociais ou deseja se tornar um voluntário, acesse https://www.sosprudentopolis.org.br/

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]