• Carregando...
Um lugar seguro em meio à insegurança
| Foto:

O acolhimento institucional é uma medida de proteção que visa garantir o bem-estar de crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade. Essa medida se torna necessária quando essa criança ou adolescente se encontra em uma situação de vulnerabilidade que inclui vínculos familiares rompidos ou fragilizados, ou seja, quando ficar com a família de origem pode se tornar um risco. No acolhimento, as crianças e adolescentes recebem cuidados básicos, como alimentação, higiene e educação. Além disso, eles têm acesso a atividades recreativas e culturais, que contribuem para o seu desenvolvimento integral.

Essa é uma medida temporária, que deve ser aplicada apenas quando a permanência da criança ou adolescente na família não for possível. Mas, infelizmente, não se trata de uma circunstância tão rara assim.

Hoje, de acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Bem Cuidar, 32 mil crianças e adolescentes vivem em abrigos no Brasil. E garantir que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) seja respeitado e todas essas crianças e jovens tenham acesso a moradia digna, alimentação adequada, educação, saúde, lazer e convívio social, é um grande desafio.

Essa causa é muito maior

O acolhimento institucional é apenas parte de um processo – a causa é assegurar o bem estar e o futuro de todas as crianças e adolescentes. Por isso, o trabalho de instituições como a Associação Comunitária Presbiteriana (ACP), de Colombo-PR, é tão importante. A ACP coordena o projeto Lar Hermínia Scheleder, que já acolheu mais de 1.500 crianças e adolescentes es tem como objetivo promover não só a proteção, mas o desenvolvimento integral desses jovens em situação de risco social.

Segundo o coordenador de projetos da instituição, Renan Gustavo Costa Ferreira: “Todos os direitos fundamentais indicados pelo ECA são garantidos e ofertados aos acolhidos através de uma equipe qualificada e preparada para não só acolher a criança, mas ajudá-la na superação das violências sofridas e no desenvolvimento de suas potencialidades”

Renan compartilhou diversos casos de superação: “Podemos falar do W. que realizou o sonho de ser policial militar; da F. que teve sua festa de 15 anos enquanto estava acolhida e, 13 anos depois, voltou na instituição para realizar seu casamento; o M. que concluiu sua graduação universitária, o J. que hoje é papai de um lindo menino; P. que foi adotado assim como outras crianças e hoje vive a alegria de ter a sua família; A. que retornou para a família de origem onde sua história de vida está sendo reescrita.”*

E toda sociedade pode ajudar

A sociedade também tem um papel importante a desempenhar na garantia dos direitos das crianças e adolescentes que vivem em acolhimentos institucionais. Se você quiser ajudar o Lar Hermínia Scheleder, pode se tornar um voluntário, doar recursos financeiros, fazer a destinação de recursos financeiros via renúncia fiscal (IR), doar bens ou serviços, ou até doar o seu conhecimento em áreas profissionais específicas, além de divulgar essa causa compartilhando este texto com seus amigos e familiares.

Para se tornar voluntário ou fazer uma doação, entre em contato pelo telefone (41) 3619-9501 / (41) 99201-5539 ou e-mail coordenacaolhs@acpcuritiba.org.br.

Conheça melhor o projeto e a instituição em: www.acpcuritiba.org.br/lar-herminia-scheleder

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]