• Carregando...
As chances de Última Parada 174 no Oscar 2009
| Foto:
Divulgação
O filme italiano Gomorra tem chances de indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Acredito que as chances de Última Parada 174 ganhar o Oscar de melhor filme estrangeiro são pequenas. Apesar de ser um filme correto, com boa direção e atuações acima da média, há algo de déjà vu no longa-metragem de Bruno Barreto. Depois do documentário Ônibus 174 e de produções como Cidade de Deus e Tropa de Elite, a equação favela + pobreza + tráfico = violência urbana me parece de certa forma esgotada. Tanto que há gente chamando esse subgênero do cinema brasileiro de “farofavela”.
Na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2008, tive a oportunidade de assistir a dois concorrentes a uma vaga entre os cinco indicados ao Oscar: Gomorra, da Itália, e Waltz with Bashir, de Israel. Ambos são superiores a Última Parada 174. O italiano, do diretor Matteo Garrone, ganhou o Grande Prêmio do Júri em Cannes neste ano e é espetacular. Lembrando Amores Brutos, de Alejandro Iñarritu, e Cidade de Deus, de Ferando Meirelles, Gomorra entrecruza várias histórias para traçar um painel explosivo do crime organizado e do tráfico de drogas no Sul da Itália, uma das regiões mais atribuladas do mundo hoje. Apesar de violentíssimo, tem personagens muito bem delineados e uma fluência narrativa incrível.

Divulgação
A animação para adultos Waltz with Bashir representa Israel e é um grande filme.

Waltz with Bashir, por sua vez, é uma obra de animação para adultos que enfoca a dificuldade de um ex-combatente do exército israelense em lembrar os detalhes da sangrenta Guerra do Líbano de 1982. Para recordar o que realmente aconteceu, o personagem, alter-ego do diretor Ari Folman, recorre a antigos colegas de pelotão.
No conflito, os libaneses cristãos, em retaliação à morte de um líder de sua facção, então no poder, promovem o genocídio de milhares de muçulmanos. As forças de Israel não moveram um dedo para evitar a matança.
Usando uma técnica que faz lembrar Waking Life, de Richard Linklater, o filme impressiona tanto do ponto de vista visual quanto do dramático.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]