• Carregando...
A fraude do homem na Lua
| Foto:
AFP/Nasa
Edwin E. Aldrin ao lado da bandeira dos Estados Unidos: muita gente afirma que a bandeira está tremulando e que na Lua não há vento.

Por Célio Martins

Na segunda-feira serão comemorados os 40 anos da chegada do homem à Lua. Desde que o astronauta Neil Armstrong, comandante da Apollo 11, disse a célebre frase “That’s one small step for a man, one giant leap for mankind” (Esse é um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade), não faltaram teses para comprovar que tudo foi uma farsa.

A jornalista Helena Carnieri, repórter da Gazeta do Povo, elaborou uma relação dos 10 mitos sustentados por aqueles que não creem na versão da Nasa e a refutação feita por astrônomos. Tire as dúvidas:

Nada de estrelas
Por que as fotos do Espaço tiradas pelos astronautas não mostram estrelas?
Talvez uma câmera fotográfica atual as registrasse, mas os aparelhos de 1969 não eram capazes disso devido à luminosidade do Sol, que exigia um tempo de exposição curto.

Bandeira tremulante
Por que a bandeira americana parecia tremular (foto) se a superfície da Lua está no vácuo?
A bandeira tinha um mastro inserido horizontalmente, para que ficasse estendida. Só que os astronautas não o estenderam totalmente, e ela ficou amassada.

Radiação
Por que os astronautas não morreram devido à radiação dos campos magnéticos ao redor da Terra?
O chamado cinturão de Van Allen realmente emite radiação letal, mas só se a permanência dentro dele for longa. Os astronautas receberam a radiação equivalente à de um raio-x.

Sombras
Por que as sombras na superfície da Lua aparentam vir de várias fontes luminosas se a única seria o Sol?
Além do Sol, há a luz vinda da Terra e até a da câmera fotográfica.

Calor extremo
A temperatura na superfície da Lua chega a até 137 graus Celsius. Nada funciona nessa temperatura – até o filme da câmera teria derretido.
O filme estava protegido, assim como todo o resto do equipamento e os próprios astronautas. Além disso, o local da Lua escolhido para o pouso foi o que registrava a temperatura mais adequada naquele momento, na penumbra.

Pegadas na Lua
Pegadas exigem umidade, o que não há na poeira Lunar.
Não é verdade, já que é possível fazer uma pegada sobre pó de talco, que se parece com a poeira fina da superfície da Lua.

Meteoros
Por que os astronautas não foram atingidos pelos inúmeros meteoros que cruzam o Espaço a todo instante?
Os meteoros são milhares, mas o Espaço é grande… isso diminui a densidade e a probabilidade de se chocar com um deles.

Cratera
Por que o pouso do módulo não deixou uma cratera no solo lunar?
Assim como as pessoas desaceleram para estacionar um carro, o módulo lunar aterrissou de forma razoavelmente leve. Além disso, no vácuo o ar não é pressionado contra o solo como na Terra.

Fotógrafo
Quem filmou a partida dos astronautas?
Uma câmera deixada no solo lunar, controlada remotamente da Terra.

Nada de fogo
Quando a parte de cima do módulo lunar decolou da Lua, não houve chamas como na decolagem da Terra.
O combustível usado para a decolagem da Lua, uma mistura de hidrazina com tetraóxido de dinitrogênio, resulta em um produto transparente.

Em tempo: Eu concordo com os astrônomos e acredito no sucesso da missão Apollo, mas tenho perguntas. Por que, nos dias de hoje, com toda a tecnologia e as seguidas missões espaciais, não se fotografa algum objeto deixado pelos astronautas no solo lunar?

** Edição desta quinta-feira da Gazeta do Povo impressa relembra a corrida espacial e mostra os planos dos EUA para voltar à Lua e ir a Marte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]