• Carregando...
Reprodução do Facebook
Reprodução do Facebook| Foto:
Reprodução do Facebook

Reprodução do Facebook

As ameaças feitas ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), que retirou da primeira instância da Justiça Federal o caso Lula até julgamento do plenário da Corte, é um ato gravíssimo de violação da democracia.

Nas redes sociais, militantes pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff e alguns jornalistas sugeriram que Teori seria algo de revolta.  O mais grave é que no grupo houve quem pregasse que incendiassem e jogassem bombas na residência do ministro do STF, além de outros que propuseram assassinar Teori com guilhotina. Tudo isso transmitido ao vivo pelo Facebook e com dezenas de comentários de apoio.

Um grupo intitulado La Banda Vida Loka fez ataques em frente à casa do ministro e ameaçou invadir o local.

Teori Zavascki é relator da Lava-Jato no STF e deve ter total autonomia para tomar as decisões de julgar necessárias para a apuração dos supostos desvios de políticos no esquema de corrupção da Petrobras.

Grupos que atacam Teori Zavascki e o Supremo Tribunal Federal consideram que um juiz de primeira instância – nesse caso o juiz federal Sergio Moro –, sozinho, tem mais legitimidade para julgar acusados de corrupção do que a corte máxima de justiça do país. Para esses grupos, os 11 ministros do STF devem abrir mão da atribuição determinada a eles pela Constituição Federal, numa total violação do estado democrático de direitos.

É inacreditável e inaceitável que jornalistas e outras figuras públicas ajudem a propagar esse tipo de violência, como o cantor Lobão, que divulgou o endereço do filho do ministro Teori. A democracia e os direitos humanos morrem um pouco a cada atitude como essas.

++++++++++++

Observação: Faço um apelo para que o debate de ideias no espaço de comentários (abaixo) seja feito com bom senso, sem agressões, palavrões, difamações, calúnias. O relevante é que a discussão busque oferecer pontos de vistas diferentes, o que enriquece a pluralidade de ideias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]