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Fotos: Divulgação/Maurício de Sousa Produções
Fotos: Divulgação/Maurício de Sousa Produções| Foto:

A baixinha dentuça e de vestidinho vermelho nasceu em uma ‘tirinha’ de jornal. Mas não foi a primeira de sua família numerosa. Muitos de sua turminha – Bidu, Franjinha, Horácio, Piteco, Cebolinha e outros – ganharam as páginas dos diários bem antes. Como os irmãozinhos mais velhos eram todos homens, Maurício de Sousa foi buscar inspiração em uma de suas filhas, Mônica, para criar a personagem que viria a desempenhar papel principal nessa história que há 60 anos vem conquistando mais e mais pessoas mundo afora.

Desde 18 de julho de 1959, quando o cãozinho schnauzer Bidu e seu dono, Franjinha, marcaram a estreia de Maurício de Sousa na mídia impressa (Folha da Tarde), a Turma da Mônica atraiu mais e mais admiradores, virou gibi, apareceu na tv, aprendeu a falar outras línguas e hoje viaja no mundo digital, dialogando com crianças, jovens e adultos de todo o mundo, do Japão aos Estados Unidos, da França à Argentina, passando pelo mundo árabe e pela África. Em 2010, os desenhos animados da turminha começaram a ser exibidos na televisão estatal da China, como parte de um projeto do governo para reforçar a alfabetização infantil.

Revista número 1 da Turma da Mônica, em 1970.
Revista número 1 da Turma da Mônica, em 1970.

Entre publicações e animações ou exposições veiculadas em diversas plataformas, as histórias da Turma da Mônica chegam atualmente a mais de 30 países. E já passaram por cerca de 100 países contando os contratos que terminaram. Em tempos de comunicação digital, a turminha fala mais de 15 idiomas.

Nesses 60 anos de vida, os personagens da turma venderam um bilhão e duzentos milhões de revistas. A Maurício de Sousa Produções (MSP) tem contratos com cerca de 150 empresas para mais de 3 mil itens, além dos negócios em outros setores, como parques de diversão, shows e participações em eventos.

Depois de migrar do papel para as telas de tv e cinema, a Turma da Mônica conquistou o mundo digital, com grande sucesso nas redes sociais (Facebook, Youtube, Instagram, ...). As animações no Youtube já chegam a 10 bilhões de views, com mais de 11 milhões de inscritos.

Web-série Mônica Toy faz sucesso no Youtube e está disponível na Netflix.
Web-série Mônica Toy faz sucesso no Youtube e está disponível na Netflix.

Série digital

Um dos sucessos da nova fase das criações da Maurício de Sousa Produções é a web-série Mônica Toy, desenho animado 2D exibido no canal oficial da Turma da Mônica no Youtube e também disponível na Netflix.  A série foi lançada em 2013 e atualmente está em sua sexta temporada.

Mônica Toy representa a inserção da família nos tempos de smartphones, tablets e computadores. Cebolinha, Cascão e Magali são desenhados com traço que mescla o estilo chibi nipônico com toy art. Os episódios têm duração de meio minuto, na rapidez do mundo digital. Como os personagens não pronunciam palavras e se expressam por meio de onomatopeias (boom, pow, ooops, wow, buáá), gestos e movimentos, a série consegue quebrar a barreira da língua e se comunicar com crianças de vários países e culturas.

A estratégia é ampliar o alcance da MSP com foco no poderoso mercado geek (fãs de tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, livros, filmes e séries).

No cinema, a grande expectativa é para a estreia de "Turma da Mônica - Laços", de Daniel Rezende, marcada para o dia 27 de junho em todo o país (leia mais informações no box). O ‘live-action’ chega à telona seis anos depois da graphic novel homônima ser lançada pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi. Em 2011, a Mauricio de Sousa Produções convidou a dupla para recriar visualmente o universo de seus personagens mais famosos. Assim, a turminha protagonizou a graphic novel mais vendida do país e conquistou um dos principais prêmios dos quadrinhos no Brasil, o Troféu HQ Mix.

Mônica Jovem dialoga com público adolescente.
Mônica Jovem dialoga com público adolescente.

Entre os dias 4 e 6 deste mês, a turminha foi levada à maior feira de licenciamento do mundo, a Licensing Expo Las Vegas 2019. O evento abriu grande oportunidade para a marca expandir globalmente num mercado liderado hoje pela Disney, dona do camundongo Mickey Mouse, que está completando 90 anos.

Para ampliar ainda mais a relação com as novas gerações, especialmente internacional, a MSP lançou em 2018 outra web-série, Biduzidos, também produzida sem falas, que retrata o dia a dia dos pets da Turma da Mônica. A animação apresenta os cachorros Bidu e Floquinho, o gato Mingau, o porquinho Chovinista e a galinha Giselda em situações divertidas e dinâmicas que somente os bichinhos de estimação da turminha mais famosa do Brasil poderiam se meter

Turma criada por Maurício de Sousa passou a integrar a cultura brasileira. Foto: Marcos Corrêa
Turma criada por Maurício de Sousa passou a integrar a cultura brasileira. Foto: Marcos Corrêa| Marcos Correa

Redes sociais

Neste ano, uma das novidades foi o perfil “Monica +” no Facebook. A comunicação nos perfis é em inglês e irá apresentar os conteúdos universais da Turma da Mônica. Também foi criado o perfil ‘Universo MSP’ para dar visibilidade para outros projetos da marca. Por isso no perfil os internautas encontram tudo sobre Graphic Novels, HQs, games, apps e animações.

E por falar em HQs, a partir de agora os gibis da Turma da Mônica cabem em nosso bolso, graças ao novo aplicativo "Banca da Mônica". Com ele, os quadrinhos digitalizados podem ser baixados em dispositivos com Android e iOS. A ‘biblioteca’ tem publicações que vão da década de 1950 até as mais recentes.

A aposta em novos públicos, além das crianças, começou com a Turma da Mônica Jovem, em 2008. As publicações trazem uma releitura dos personagens da turma em versões adolescentes e usa traços e linguagem que remetem aos mangás japoneses. Em janeiro deste ano, a série passou a ser publicada nos Estados Unidos pelo selo Charmz, da Editora Papercutz, com o título "Monica Adventures". “Sempre quis mostrar nosso trabalho em quadrinhos nos EUA, de onde vieram grandes publicações que me inspiraram em início de carreira no Brasil. E temos, nessa produção, o tempero brasileiro que vai interessar bastante aos leitores americanos”, disse Mauricio de Sousa durante o lançamento.

No setor de parques de diversões há avanços e tropeços, o que mostra que nem tudo são glórias nessa história. O fechamento do “Parque Turma da Mônica” no Shopping Eldorado, em São Paulo, no Rio de Janeiro e Curitiba foi um duro golpe. Mas o baque não impediu Maurício de procurar um jeito de reabrir o parque paulista no shopping SP Market.

No mês passado, Maurício de Sousa viajou para Recife, onde inaugurou a primeira unidade no Nordeste da Estação Turma da Mônica. O espaço, no Patteo Olinda Shopping.

A Estação Turma da Mônica é um Centro de Entretenimento Familiar ou FEC (Family Entertainment Center), termo globalmente conhecido na indústria de diversões, com atrações inspiradas no incrível mundo das histórias em quadrinhos e desenvolvidas com base em conceitos temáticos, interativos e educativos. A primeira unidade foi implantada em Goiânia, no ano passado. O projeto prevê a implantação de dezenas de unidades no Brasil e no exterior, como parte do plano de internacionalização da marca Turma da Mônica, por meio da ‘live experience’.

O modelo escolhido pela Maurício de Sousa Produções está alinhado com a mudança do perfil dos shoppings, que deixou de ser apenas um polo varejista para se tornar referência em entretenimento para toda a família.

Um estudo de 2015, de autoria de Maria Luiza Carvalho de Aguillar Pinho, da Universidade do Esatdo da Geórgia (EUA), Celso Roberto De Aguillar Pinho,  da PUC do Rio de Janeiro, analisa a trajetória das produções de Maurício de Sousa. Apesar de citarem que hoje a MSP “é muito mais do que quadrinhos, com filmes, livros, shows, animações, games e um dos canais mais visto no canal Cartoon Network, os pesquisadores veem desafios para internacionalizar um produto tão brasileiro. “A empresa está enfrentando alguns gigantes da indústria como Disney, DC Comics, dentre outros”, observam ao concluírem que, apesar das dificuldades, tem se saído muito bem.

Turminha estreia dia 27 nos cinemas

Maurício de Sousa está a poucos dias de realizar mais um grande sonho. O filme ‘Turma da Mônica: Laços’ tem estreia marcada para o próximo dia 27 nos cinemas brasileiros. O longa conta a aventura de Mônica (Giulia Benite), Cebolinha (Kevin Vechiatto), Cascão (Gabriel Moreira) e Magali (Laura Rauseo) para encontrar o cão Floquinho.

O elenco principal tem ainda Rodrigo Santoro como o Louco, Monica Iozzi como Dona Luísa mãe da Mônica; Paulo Vilhena vivendo seu Seu Cebola, Fafá Rennó interpretando a Dona Cebola; e Ravel Cabral como o Homem do Saco.

Distribuída pela Paris Filmes e Downtown Filmes, a produção tem como base a HQ “Laços”, uma série de lançamentos publicados em 2013 pela Panini Comics. A HQ, de Lu Cafaggi e Vitor Cafaggi, deu origem ao filme.

Uma das novidades são legendas descritivas, libras e recurso da audiodescrição, que oferece à pessoa com deficiência visual a oportunidade de ter acesso ao conteúdo dos filmes.

As filmagens duraram sete semanas e aconteceram nas cidades de Poços de Caldas (MG), Holambra (SP), Paulínia (SP), Mairiporã (SP), e também no Parque Estadual da Serra do Mar (SP) ano passado.

Personagens da Turma da Mônica na telona
Personagens da Turma da Mônica na telona
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