i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Certas Palavras

Foto de perfil de Certas Palavras
Ver perfil
Pesquisas

Cloroquina, pivô da saída de Teich, não tem eficácia comprovada contra coronavírus

  • Por Célio Martins
  • 15/05/2020 19:23
Cloroquina está em estudo em todo o mundo
Fiocruz produz Cloroquina e participa de estudos clínicos no tratamento da covid-19.| Foto: Divulgação/Aen/Fiocruz

Estudos publicados nas últimas semanas não conseguiram comprovar eficácia do uso de cloroquina no combate à Covid-19. Segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (15) pela manhã, a decisão do presidente Jair Bolsonaro de mudar o protocolo de prescrição da substância no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus teria sido a ‘gota d´água’ para o pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich.

Bolsonaro quer que o uso do medicamento seja autorizado para todos os infectados pelo novo coronavírus, e não somente para pacientes graves, como é hoje. O protocolo atual do Ministério da Saúde só libera o uso da cloroquina para pacientes em estado grave da doença. Já o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou parecer no qual estabelece critérios e condições para a prescrição de cloroquina e de hidroxicloroquina e admite a possibilidade de uso em pacientes com sintomas leves, em início de quadro clínico.

Três entidades científicas brasileiras – Associação de Medicina Intensiva Brasileira, Sociedade Brasileira de Infectologia e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia – divulgaram documento em que recomendam a não utilização de hidroxicloroquina, cloroquina e de suas associações com azitromicina em tratamentos contra a covid-19.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que a cloroquina, combinada ao azitromicina, é uma das quatro combinações de medicamentos em fase de testes em 74 países e cujos resultados são monitorados pela organização. Pesquisadores em todo o mundo seguem testando a droga.

Nesta sexta-feira (15), a porta-voz da OMS, Margaret Harris, disse que ainda não é possível concluir o efeito da cloroquina no combate ao coronavírus. "Precisamos tempo para ter os números e saber o real efeito", ponderou. Os quatro medicamentos ou combinações de substâncias considerados promissores nos estudos monitorados pela instituição são remdesivir, cloroquina/hidroxicloroquina, ritonavir-lopinavir e ritonavir-lopinavir/interferon beta.

Um dos últimos estudos sobre a efetividade da hidroxicloroquina – um derivado da cloroquina – no enfrentamento do Sars-Cov-2 foi publicado segunda-feira (11) na revista científica Jama (Journal of the American Medical Association), nos Estados Unidos.

No relatório, os pesquisadores da Universidade de Albany, no estado de Nova York, disseram não ter encontrado relação entre o uso do medicamento e a redução da mortalidade pela doença. Foram pesquisados 1.438 pacientes infectados com coronavírus em 25 hospitais de Nova York.

De acordo com o estudo, a taxa de mortalidade dos pacientes tratados com hidroxicloroquina foi semelhante à dos que não tomaram o medicamento, assim como à das pessoas que receberam hidroxicloroquina combinada com o antibiótico azitromicina.

Os pesquisadores verificaram ainda que os pacientes que tomaram a combinação de medicamentos tiveram duas vezes mais chances de sofrer parada cardíaca durante o período de análise.

Os resultados da pesquisa publicada na Jama são parecidos com os de outro estudo divulgado no The New England Journal of Medicine, na semana passada. Após análise de 1.376 pacientes no Presbyterian Hospital, de Nova York, a pesquisa indicou que não houve redução de mortes nem do risco de entubação com o uso da hidroxicloroquina.

Bolsonaro defende cloroquina
Bolsonaro segura uma caixa de hidroxicloroquina em live na noite de 9 de abril.| Reprodução/internet

Defensores da cloroquina

No final de março, o Ministério da Saúde (MS) liberou os medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina para uso em pacientes com formas graves da Covid-19, a critério médico. A decisão, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi baseada em estudos promissores que demonstram o potencial benefício dos medicamentos. Poucos dias depois, no início de abril, o uso do fosfato de cloroquina e do sulfato de hidroxicloroquina foi liberado nos Estados Unidos também para pacientes com casos graves da Covid-19, que estejam internados em hospitais. A decisão foi tomada em caráter emergencial.

O que Bolsonaro quer é ampliar a autorização de uso de cloroquina para todos os pacientes com coronavírus. Por determinação do presidente, o general Eduardo Pazuello - alçado a chefe interino do Ministério da Saúde nesta sexta-feira (15) -, deve assinar o novo protocolo da pasta que libera o uso da cloroquina até mesmo em pacientes com sintomas leves da Covid-19.

A substância cloroquina é usada no tratamento de malária, artrite reumatoide e lúpus. Em meados de março, o infectologista Didier Raoult, da Universidade de Medicina de Marselha (França), anunciou ter realizado pesquisa com 26 pacientes contagiados com coronavírus. Segundo o pesquisador, seis dias após os pacientes terem tomado cloroquina o vírus havia desaparecido em 75% deles.

Outro médico que ficou famoso foi Vladimir Zelenko, que declarou ter curado centenas de pacientes (entre 400 e 500) com Covid-19. O tratamento experimental propagado por Zelenko combina o antimalárico hidroxicloroquina, o antibiótico azitromicina e sulfato de zinco. Zelenko é médico de família que atua em Kiryas Joel – comunidade do estado de Nova York com cerca de 35 mil judeus hassídicos (divisão interna do judaísmo ortodoxo).

Os anúncios de Raoult e Zelenko serviram para reforçar as posições favoráveis à cloroquina defendidas pelos presidentes dos EUA, Donald Trump, e do Brasil, Jair Bolsonaro – este último tem postado fotos nas redes sociais exibindo caixas do medicamento.

Em abril, Didier Raoult voltou à tona com resultados de um novo estudo sobre a ação da hidroxicloroquina. Raoult e sua equipe aumentaram a amostra de voluntários, um dos principais questionamentos recebidos em estudos anteriores.

Desta vez, segundo Raoult, 1.061 pacientes que apresentaram resultado positivo para o Sars-Cov-2 receberam o tratamento por “pelo menos três dias”. Dez dias depois, nove em cada 10 apresentaram carga viral zero, segundo o médico. Cinco pacientes (0,5%), com idade entre 74 e 95 anos, morreram. Segundo a equipe, “nenhuma toxicidade cardíaca foi observada”.

Após a divulgação do novo estudo do médico francês, cientistas afirmaram que a metodologia utilizada por ele não permite concluir que o tratamento evita o agravamento dos sintomas, a persistência do vírus e o grau de contágio. “Infelizmente, na ausência de um grupo comparativo (que receberia um placebo), é extremamente difícil saber se o tratamento é ou não eficaz”, disse Arnaud Fontanet, epidemiologista do Instituto Pasteur e membro do Conselho Científico sobre a Covid-19 da França.

Remdesivir

Ao mesmo tempo em que mergulha na polêmica sobre uso de cloroquina, o Brasil enfrenta dificuldade para ter acesso a um medicamento apontado como promissor no enfrentamento do novo coronavírus.

Na quinta-feira (14), a farmacêutica norte-americana Gilead Sciences, que fabrica o antiviral Remdesivir, resolveu abrir mão da patente para facilitar o acesso ao medicamento em 127 países. No entanto, o Brasil ficou de fora da lista. O Remdesivir vem sendo testado contra a covid-19 e aponta ser promissor, mas - assim como a cloroquina - ainda não há comprovação científica de sua eficácia.

57 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 57 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • M

    MARILENE LONI MADSEN

    ± 34 minutos

    Está mais do que evidente com bons estudos de cientistas de renome que a cloroquina tem excelentes resultados quando usada nos dois primeiros dias dos sintomas. Não funciona para quem já está com pneumonite. Se o protocolo é para uso em paciente avançado, está errado. Paciente na rampa de lançamento dificilmente sairá do processo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celito Medeiros

    ± 1 horas

    Ainda não existe uma fórmula mundial de combate ao Covid-19, tanto governos como a área médico científica discordam entre si. Então vemos comprovações favoráveis, como a recente divulgação Folha-Uol da manfestação de uma Médica Americana e seus resultados positivos com a Cloroquina. Vimos o Instituto Pasteur e outros apoiadores indicando que a Nicotina tem sido o melhor inibidor do vírus, e nesta pandemia 95% dos mortos eram Não Fumantes e os 5% restante foram óbitos de causas diversas. Sim, há quem negue o uso da Cloroquina, mas estão ficando escassos nos argumentos. O que resolverá mesmo será a Vacina protegendo a todos e quando isto acontecerá, ainda não se sabe, pode demorar muito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FLAVIO

    ± 1 horas

    A melhor definição para esse jornalista hipócrita é: "Você está num avião e te avisam que o avião está caindo. Alguém fala: vamos nos salvar usando esses paraquedas. Lá de trás, alguem grita: melhor não, porque esses paraquedas ainda não são aprovados pelo Inmetro." Para alguns é melhor esperar o avião cair. E só pra lembrar: na crise de gripe aviária ninguém questionou o uso do Tamiflu, mesmo sem comprovação nenhuma. Hipócritas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JHGL

    ± 2 horas

    Mais um jornalista médicú a falar besteira... Não existe nenhum tratamento 100% eficaz para nenhuma doença. No casa da COVI19, não tem nada, absolutamente nada, que tenha melhor resultado que a Cloroquina, na fase inicial da doença. Você deve ser mais vermelhinho, que prefere gente morrendo, desde que o governo se ferre, certo? Despreparado, microcéfalo...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 2 horas

    Noto que a OMS e uma parte da imprensa não fazem outra coisa, dia após dia, que destruir qualquer esperança da população. Tratamento, mesmo que experimental, é esperança.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 2 horas

    Que o uso seja AUTORIZADO, não obrigatório. Quem não quiser não toma. Eu, se precisar, tomo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      Neto

      ± 2 horas

      E anticoagulante (Aspirina) tb.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marco Aurelio Bittencourt

    ± 3 horas

    jornalista dando opinião clinica é o fim da picada. O problema é sobretudo ético: nao tendo opção de tratamento com comprovação cientifica, tem que valer os experimentos que são possíveis e tem confirmação clinica de sucesso. O que esse jornalista foi incapaz de entender é que o povo está morrendo por falta de um tratamento minimamente aceitável. O que esse jornalista deveria responder é qual o tratamento que ele gostaria de ter para ele e para a familia dele. Nao dar uma opção ao povo brasileiro é se comportar como um genocida. Exatamente o que o jornal Gazeta do Povo está fazendo ao dar espaço para esse tipo de jornalismo. Resumindo: o problema é ético: não permitirem opção ao povo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fábio

    ± 3 horas

    1 - pelo que entendi o estudo publicado na Jama foi feito já com pacientes internados. Se internaram, é porque já estavam em más condições. Se estavam em más condições, não adiantava mesmo usar a medicação, será que isso é tão difícil de entender? O que se quer com o uso da medicação é justamente evitar as internações. 2 - ninguém é obrigado a tomar. Cabe ao médico propor, com todas as ressalvas ditas ao paciente, e cabe a esse aceitar ou não. O comprimido não será enfiado goela abaixo de ninguém. O que não dá é proibir e tirar do paciente a sua escolha individual!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 4 horas

    Tua vovozinha é que tem, né seu vigarista? Vai a m...Célio! Cara, perdi a educação com esses vigaristas que escrevem para este jornal. Mario, Nogy, Pedro, Célio, etc, etc?, só com um ENGOV antes, né não? Em tempo: Célio, tome tento, e leia teu colega de jornal. quem sabe aprenda alguma coisa. Mamma mia!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Admar Luiz

      ± 1 horas

      Célio, acabei, por ero de digestão, não mencionando o nome do jornalista que vc deve ler. Ricardo Fiúza, conhece?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Batista Dos Santos

    ± 4 horas

    Se não há eficácia, o que explica a melhora dos pacientes que são submetidos ao tratamento? Seria milagre, então? Mas aí a ciência não admite, visto que se pretende cética em relação ao sobrenatural. Duvido que se esse colunista testar positivo, terá peito para dizer NÃO ao tratamento com cloroquina. O que motiva essa "caterva" de hienas sedentas de se apropriarem do dinheiro dos pagadores de impostos, é a crise de abstenção de corrupção, conforme já denunciou Roberto Jefferson. Pensem: se da aplicação dos protocolos para uso da cloroquina resultar o esvaziamento das UTIs, o famigerado estado de calamidade perde a razão e acaba a farra da gastança sem licitação. Ou estou errado?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    antonio sergio ferreira baptista

    ± 5 horas

    O autor mostra que não conhece o assunto sobre o qual decidiu escrever . O trabalho do JAMA utiliza a associação HCQ + Azi, em outros usa somente HCQ ou AZI e estas substâncias são usadas em pacientes graves com baixa oxigenação. Exatamente o contrário do que o Dr.Zelenko preconiza que é o tratamento nos primeiros dias do início dos sintomas. Ou seja mais um artigo que a esquerda vai tentar utilizar par criminalizar o presidente. Belo serviço o senhor prestou.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo Santana

    ± 5 horas

    Em todo lugar, o jornalismo não cumpre o seu papel que é o de informar e mistura laranjas com abacaxis. Misturam tratamentos de dosagens controladas e em estágios precoces com dosagens altíssimas e estágios avançados para gerar desconfiança quanto ao tratamento e desinformar a população. Por isso que a população cada vez menos confia na mídia para se informar. É tão difícil entender isso? Por que essa torcida tão grande para que mais pessoas evoluam para um quadro mais grave e que possam até morrer em nome de um orgulho estúpido (ou seria de algum interesse escuso)?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos eisenschlag

    ± 5 horas

    Ate eu que sou leigo ja' sei que a Cloroquina deve ser tomada nos estagios INICIAIS da doenca para apresentar resultado. Se e' assim tao ruim, por que o medicos tomam de maneira preventiva e por que David Uip foi correndo tomar quando confirmou a doenca? Estou cansado dessa imprensa que seria a favor da Cloroquina se Bolsonaro tivesse se posicionado contra.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 23 horas

    O torcedor do vírus "esqueceu" de mencionar a Dra. Nise Yamaguchi e os protocolos da Prevent Senior, bem como o protocolo criado pela Dra. Marina Bucar, em Madrid, e adotado pela PM de Floriano, no Piauí. Mais rigor aí, esquerdão malandrão!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    OT

    ± 1 dias

    Odiar o Bolsonaro, não justifica postar matérias para confundir e emburrecer o povo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Akollyka

    ± 1 dias

    No momento, diante do terror difundido com insistência por "jornalistas" nos últimos 60 dias a matéria além de totalmente desnecessária contribui apenas com mais do mesmo para o inútil em matéria de informação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 1 dias

    E o Niobio, a Cloroquina e outros. Incrível como um PR medíocre, que nunca fez nada na vida (além de mamar na teta do gov) consegue influenciar tanta gente. #Bolsonaronaorepresentaadireita !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • T

      TIAGO SILVA

      ± 1 horas

      Caro analfabeto funcional, a culpa não minha caso vc apoie cegamente um crápula como o PR. Vamos todos colher as consequências de um Gov que representa à Direita tão pobremente. Deveria se denominar como Olavista e não de Direita!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      JHGL

      ± 2 horas

      Falou o PTralha... Te conheço há muito tempo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MORALES

    ± 1 dias

    Um dos maiores infectologistas do Brasil, David Uip, foi tratado com cloroquina. O famoso cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho também. Esse último disse inclusive que foi o medicamento que o livrou da UTI. Não existe nenhum medicamente efetivamente testado e aprovado porque não houve e não há tempo hábil para isso. Qual o motivo de polemizar e criar um caos com essa história? Até porque o protocolo leva em conta a aceitação do paciente! Quem não quer, é só dizer NÃO para o médico. Simples assim. Ao se odiar o Bolsonaro, não necessariamente é preciso emburrecer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 1 dias

    E daí? Mais um texto pra convencer idiotas. OMS? kkkkkkkk Célio, Vai catar coquinhos, pra não dizer outra coisa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zenão

    ± 1 dias

    Só li a chamada, nem perdi tempo de ler a notícia, pois é mais um.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • Z

      Zenão

      ± 1 dias

      Ou melhor, de ler o "texto".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zenão

    ± 1 dias

    Se pegar o COVID é só não usar; usar quem quer e ponto final. Hoje é o q tem, "inteligente", tem q desenhar pra entender?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J.A.O

    ± 1 dias

    Canalha! Desmentir o que milhares de pessoas tem atestado. utiliza de sofismas para não dizer a verdade. a HCQ + AZ só tem eficácia comprovada se administrada ate o décimo dia de sintomas, a partir dai, não adianta mais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Josphin

    ± 1 dias

    A credibilidade do colunista vai a zero quando já inicia o texto citando a OMS, como essa organização merecesse ainda algum crédito após ter ajudado a expandir a pandemia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Ivan S Ruppell Jr

    ± 1 dias

    Prefiro acreditar no Conselho Federal de Medicina e Sindicato médico do RN e no Cardiologista Constantino Constantini do que neste cidadão "colunista". Principalmente, espero que ele tenha a decência de negar receber o remédio caso precise, como agora auxilia na campanha que pretende impedir o governo Bolsonaro de atender o povo brasileiro no SUS com a hidroxicloroquina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Vinicius de Andrade

    ± 1 dias

    Tamiflu era receitado à beça na epidemia de H1N1, sem nenhuma comprovação científica. Ninguém questionava.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      JHGL

      ± 2 horas

      Não se esqueçam que o Mandetta era o cara dos laboratórios, por isso defendia este medicamento... $$$$ fala alto!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Antonio Roquette Reis Filho

    ± 1 dias

    Tão cansativo, para um médico, ouvir o Bolsonaro defendendo a Cloroquina, é ter que ler os argumentos opostos de um jornalista. Deixem que aqueles realmente treinados decidam qual é a melhor opção.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 1 dias

    Existe no meio do caminho desta história contra o Corona um grande obstáculo que se chama "protocolo científico" que demora uma eternidade e a comprovação do uso em uma imensa quantidade de pacientes com o aval de médicos importantes. O que está impedindo o seu uso é exatamente POLÍTICO. Enquanto isso muitos continuam morrendo...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Correa

    ± 1 dias

    Sr. Martins, se o senhor for infectado pelo vírus, o senhor usará a hidroxicloroquina ou proibirá sua administração no seu tratamento? Faltou isso no final do seu texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    odimn pesch badotti

    ± 1 dias

    O jornalista precisa melhorar muito para se tornar ao menos medíocre. Uma rápida olhada nos dados dos pacientes utilizados no estudo demostra a IMENSA DIFERENÇA DAS CONDIÇÕES entre os tratados com HCQ/AZT e os não tratados. Só para ex. : pacientes coquetel com 95%de achados anormais nas imagens de pulmão, os não tratados 55%. Índice de saturação de O2 menor do que 90, 20,9% nos HCQ/AZT e 6,6% nos não tratados. Entre outras diferenças absurdas entre os grupos. O próprio estudo citou 8 limitações na pesquisa. Sr Célio, faça seu dever de casa e pare de celebrar a morte !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PAULO RENATO RISI

    ± 1 dias

    Você já leu a pesquisa? Publiquem o resultado completo por favor!! O que vocês estão pregando é uma meia verdade. E questionem por que a pesquisa não utilizou a HQ em conjunto com os outros fármacos indicados para as diferentes fases da doença.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogerio Pereira

    ± 1 dias

    Matéria tendenciosa e política.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JCAA

    ± 1 dias

    Pergunta para o David Uip e para o Roberto Khalil qual medicamento eles tomaram seu asno!!! Que eu saiba os dois se recuperaram muito bem!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Darcio A G

    ± 1 dias

    materia amadora e com vies politico...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 1 dias

    A certeza ou comprovação científica de eficácia demanda um tempo incompatível com a urgência de qualquer pandemia. Os resultados práticos, porém, mais do que comprovam a eficácia do uso da associação HCQ-Azi-Zinco. A própria Itália já acordou para isso - infelizmente, um tanto tarde: https://portaldeprefeitura.com.br/2020/05/11/hidroxicloroquina-e-distribuida-gratuitamente-nas-farmacias-italianas/

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 1 dias

    https://www.youtube.com/watch?v=N9kx_dFZLqE

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      JHGL

      ± 2 horas

      Prezado, infelizmente esse pessoal que critica não é informado. Difícil que que eles vejam esta matéria. Diga-se de passagem é muito boa. Esse pessoal parece gado, indo para o matadouro sem tentar algo de bom logo no início. Como já disseram no grupo, não quer tomar não toma, o problema...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GUILHERME LINDROTH

    ± 1 dias

    Deixo aqui meu testamento: Caso eu ou meus parentes estejam infectados, SE NÃO USAREM O COQUETEL HIDOXICLOROQUINA + AZITROMICINA+ ANTI COAGULANTE vou até o inferno pra puxar pelas pernas de quem os preibiu

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Henrique

    ± 1 dias

    O protocolo da Unimed é utilizar a cloroquina no início do tratamento conforme recomendado por Didier Raoult, embora o jornalista tenha mostrado os dois lados da questão, faltou entrevistar médicos brasileiros que já estão fazendo uso do tratamento

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CELIO MARTINS

      ± 1 dias

      Trecho do texto: "O que Bolsonaro quer é ampliar a autorização de uso de cloroquina para todos os pacientes com coronavírus. Por determinação do presidente, o general Eduardo Pazuello - alçado a chefe interino do Ministério da Saúde nesta sexta-feira (15) -, deve assinar o novo protocolo da pasta que libera o uso da cloroquina até mesmo em pacientes com sintomas leves da Covid-19." Favor ler a matéria até o final.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cezar

    ± 1 dias

    Quatro amigos meus com covid-19 seguiram o protocolo hidroxicloroquina + azitromicina + zinco na fase inicial da doença e foram curados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CELIO MARTINS

      ± 1 dias

      Trecho do texto: "O que Bolsonaro quer é ampliar a autorização de uso de cloroquina para todos os pacientes com coronavírus. Por determinação do presidente, o general Eduardo Pazuello - alçado a chefe interino do Ministério da Saúde nesta sexta-feira (15) -, deve assinar o novo protocolo da pasta que libera o uso da cloroquina até mesmo em pacientes com sintomas leves da Covid-19." Favor ler a matéria até o final.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Glesio Ricardo da Silva

    ± 1 dias

    Matéria amadora. Todos sabem que se briga pela prescrição bem no início dos sintomas, com os hospitalizados já não se tem tanta eficácia assim... a gazeta deveria melhorar... parece que tá piorando...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CELIO MARTINS

      ± 1 dias

      Trecho do texto: "O que Bolsonaro quer é ampliar a autorização de uso de cloroquina para todos os pacientes com coronavírus. Por determinação do presidente, o general Eduardo Pazuello - alçado a chefe interino do Ministério da Saúde nesta sexta-feira (15) -, deve assinar o novo protocolo da pasta que libera o uso da cloroquina até mesmo em pacientes com sintomas leves da Covid-19." Favor ler a matéria até o final.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alex Scheuer

    ± 1 dias

    O que ouvi falar é que a combinação cloroquina, azitromicina e zinco só funciona no começo, com os primeiros sintomas, na fase infecciosa. Os estudos citados pelo jornalista referem-se a pacientes hospitalizados, quando, de fato, parece que os medicamentos não são efetivos. Bolsonaro quer justamente liberar o uso na fase inicial da doença.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCIO ROGERIO DAVID

    ± 1 dias

    O fato do coquetel custar menos de R$5,00 com patente liberada poderia ser um fator? Industria farmaceutica é de uma lisura.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Mirtão

      ± 1 dias

      Exatamente. Existe uma guerra na indústria farmacêutica para impor o rendevisir, muito mais caro, em detrimento à cloriquina e aos doentes e mortos. Os figurões mundiais que contrariam a covid, usaram a cloriquina já no começo e TODOS se salvaram. Mas pobre é pobre e tem que morrer para a mídia esquerda apresentar os números do fracasso do Presidente para derruba-lo e não perder a concessão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 1 dias

    Esse senhor que escreve pra gazeta é a favor do vírus. Praticamente ignorou o lado positivo que já foi testado por vários médicos e institutos. Escreve pra folha de SP...Tá explicado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcia

    ± 1 dias

    Só agora na pandemia resolveram se preocupar com os efeitos colaterais. Com tantas experiências positivas, é muita má fé não disponibilizar o coquetel de medicamentos. Médicos famosos já usaram e agora preferem que os mais pobres morram, ao invés de só menos lhes dar a possibilidade de escolher se querem ou não usar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Cezar

      ± 1 dias

      Exato! E efeitos colaterais podem ter em quase todos os remédios. A cloroquina é utilizada por muitos inclusive de forma contínua para tratamento de artrite reumatóide ou seja, existem pacientes que tomam há mais de 20 anos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ELIZETH APARECIDA SOUZA CROWE

    ± 2 dias

    Pode ser que nao funcione para alguns. No entanto, gracas a Deus, funcionou para minha irma, sobrinha e alguns amigos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Cezar

      ± 1 dias

      Funcionou para 4 amigos meus.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.