• Carregando...
Lançamento do “Desafio 100 mil Árvores”, que incentiva o cuidado com o meio ambiente na cidade.
Lançamento do “Desafio 100 mil Árvores”, que incentiva o cuidado com o meio ambiente na cidade.| Foto: Lucilia Guimarães

Imagine uma cidade puramente de concreto e asfalto, sem plantas? Para muitos seria impossível viver num ambiente assim. Com o crescimento desordenado das cidades houve distanciamento das pessoas da natureza. A urbanização, ao mesmo tempo que provocou aumento da poluição e comprometeu a qualidade de vida, também fez crescer o interesse pela implantação parques, praças e arborização das ruas.

Curitiba foi palco de uma explosão populacional nas três últimas décadas do século passado, passando de cerca de 600 mil habitantes em 1970 para mais de 1,5 milhão no ano 2000. Hoje beira os 2 milhões. Paralelamente ao crescimento da selva de pedra e do aumento do número de veículos automotores, houve um contínuo trabalho para recuperar áreas verdes, arborizar vias e criar novos espaços de preservação.

Nos anos 80, a capital paranaense tinha cinco parques e cinco bosques. Atualmente são mais de 40 parques e bosques. O número de praças e jardinetes passa de mil, entre outras áreas. Considerada uma das cidades mais sustentáveis do país, Curitiba chegou a 64 metros quadrados de área verde por habitante.

O trabalho para tornar a cidade ‘mais saudável’ não poderia deixar de fora as ruas, a cada dia mais poluídas e congestionadas de veículos. Atualmente a cidade tem perto de 320 mil árvores plantadas nas vias públicas. Mas ainda tem muito para se fazer. Há deficiência de vegetação em avenidas importantes e de tráfego intenso, como a Visconde de Guarapuava, João Gualberto e Paraná.

O Censo de 2010 mostra que –  apesar de a capital paranaense servir de modelo quando o tema são páreas verdes – 23 dos 75 bairros da cidade têm menos árvores do que o mínimo recomendado pela OMS, de uma árvore por morador. Entre eles estão Batel e Água Verde, por exemplo.

Exército participa do plantio de árvores.
Exército participa do plantio de árvores.| Pedro Ribas/SMCS

Desafio

Agora, a prefeitura lançou um desafio que, se levado a êxito, proporcionará à cidade um novo patamar de qualidade de vida: plantar 100 mil árvores. O projeto lançado pela prefeitura em 20 de setembro, em comemoração ao Dia da Árvore, mostra que boas ideias do poder público são prontamente bem recebidas pela população. Até a última terça-feira (5), mais de 20 mil árvores já haviam sido plantadas.

“Em pouco mais de um mês chegamos a tudo isso, graças ao envolvimento de estudantes, empresas, comunidade e até do Exército”, comemorou a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.

Por meio do projeto, qualquer pessoa, empresa, escola, associação e outras entidades e instituições podem adquirir gratuitamente mudas de espécies paranaenses. Quem quiser plantar em áreas privadas pode fazer sem restrições. O plantio em área pública, no entanto, precisa de autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, responsável por definir a espécie mais adequada para o local tendo em vista o espaço disponível e a ocorrência de fios da rede elétrica.

Antes de lançar o desafio, a prefeitura diz ter buscado, através de pesquisa bibliográfica, “evidenciar a importância da arborização e sua influência climática na qualidade de vida das pessoas”. A prefeitura enfatiza o conforto ambiental e térmico no ambiente urbano proporcionado pela presença de árvores. “A arborização urbana proporciona inúmeros benefícios às cidades, como benefícios ambientais, estéticos, sociais, econômicos e, dentre os aspectos ambientais, tem papel importante na melhoria das condições climáticas locais, proporcionando um conforto ambiental”, justifica.

O Exército foi uma das instituições que já aderiram ao desafio. Os militares prometem plantar mil mudas de árvores no quartel do 27º Batalhão Logístico, situado no bairro Bacacheri, até 15 de novembro. As primeiras mudas plantadas pelos soldados são de várias espécies: uvaia, pitangueira, dedaleiro, ypês, araçás, vacum e tarumã. Outras espécies, como araucária, sibipiruna e canafístola, todas nativas de Curitiba, também serão plantadas.

Avenida dos ipês

Avenida João Gualberto vai ficar colorida, com ipês de pelo menos quatro cores.
Avenida João Gualberto vai ficar colorida, com ipês de pelo menos quatro cores.

O desafio “100 mil árvores” inclui a arborização de duas das principais vias de ligação entre o Centro e a Região Norte de Curitiba. As Avenidas João Gualberto e Paraná são consideradas uma ‘selva de pedra’. Mas esse cenário árido deve mudar em breve.

O trajeto por onde circulam os ônibus expressos, desde o Colégio Estadual do Paraná até o bairro Santa Cândida, passando pelo Juvevê e Boa Vista, vai trocar o visual cinza, de concreto, pelo verde. E em determinada estação do ano vai ficar multicolorido. É que em todo o longo trecho, de mais de 7 quilômetros, serão plantadas 800 mudas de ipês de pelo menos três cores: amarelo, branco e roxo. Não está descartado também o plantio de ipê-rosa.

A meta, segundo Roberto Salgueiro, técnico agrícola responsável pela coleta de sementes, produção de mudas e plantio do Horto Municipal da Barreirinha, é concluir o plantio nas duas avenidas até o final do ano. “O plantio é rápido, se faz em um dia. O difícil é abertura dos berços na canaleta do ônibus expresso. Em alguns casos tem duas camadas de asfalto para perfurar. Essa é a parte mais demorada”, explica.

Roberto Salgueiro – seu sobrenome é motivo de brincadeira por levar o nome de uma árvore – passou quatro décadas de sua vida plantando árvores na cidade. Agora diz que está mais animado do que nunca com o desafio das 100 mil árvores. “Quando eu olho aquela avenida só de concreto e asfalto me dá uma dor no coração. Quando o prefeito pediu para plantarmos árvores lá eu fiquei feliz da vida”, diz.

A principal preocupação de Salgueiro com as espécies previstas para as duas avenidas é o ipê-branco. “Me preocupa um pouquinho é a floração do ipê-branco. Tem ano que ele quase não floresce e em outros ele fica com uma floração exuberante. Imagina aquela avenida, que é tão árida, toda branca. Vai ficar esplêndida.”

Sobre a possibilidade de arborizar outras vias da cidade, como a Avenida Visconde do Guarapuava, o técnico da prefeitura está otimista. “Eu acho que depois de terminarmos a João Gualberto e a Avenida Paraná muita gente vai pedir o plantio em outras avenidas”, prevê ao dizer que hoje tem mais vontade de trabalhar do que quando entrou na prefeitura. “A gente se envolve com as plantas, com a história de cada rua. Depois de 40 anos, todo dia acordo para trabalhar porque sou apaixonado pelas árvores.”

Ipê-amarelo

É a árvore mais numerosa nas ruas de Curitiba. Representa cerca de 10% de todas as árvores das vias públicas da cidade. Os ipês-roxos também são comuns. Mas existem outras espécies com grande número nas ruas da cidade, como as extremosas e as tipuanas – estas últimas deixaram de ser plantadas pelo seu grande porte. Atualmente só árvores menores são plantadas.

Serviço

As mudas de árvores podem ser retiradas no Horto Municipal da Barreirinha, na Avenida Anita Garibaldi, 5.550, Barreirinha. O horário de retirada é das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira. Telefone para agendamento: (41) 3585-3171.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]