• Carregando...
Filmes, livros e séries sobre epidemias e pandemias estão em alta
| Foto:

A pandemia de coronavírus que assolou o planeta nas últimas semanas e colocou bilhões de pessoas em quarentena fez aumentar a procura por filmes, séries de TV e livros sobre pandemias, epidemias, vírus e surtos.  O filme Epidemia (1995) e a série Pandemia (2019), estão entre os mais vistos na Netflix nos últimos dias. Outro filme que despertou interesse nos sites de streaming é Contágio (2011), um dos mais alugados no Google Play Filmes.

Os livros sobre pandemias e epidemias também estão em alta. A Peste (1947), do escritor franco-argelino Albert Camus, entrou na lista dos mais vendidos em vários países europeus. Outra obra muito procurada de um mês para cá é Ensaio Sobre a Cegueira (1995), do Nobel de Literatura português José Saramago.

Muitos filmes sobre epidemias e pandemias se basearam em livros, o que dificulta fazer uma lista separando filmes, livros e séries. Como o fim de semana de quarentena chegou, vou arriscar fazer uma lista de obras de ficção que podem ser vistas e lidas nestes dias de isolamento social.

Contágio (2011)

O filme despertou atenção nos últimos dias por suas semelhanças com o início da pandemia de coronavírus. Conta a história de um vírus desconhecido que surge na China e muito rapidamente se espalha ao redor do mundo. Dirigido por Steven Soderbergh, é um filme assustador e mostra o pânico das pessoas diante da ameaça de um vírus. Na história, Beth Emhoff (Gwyneth Paltrow) retorna aos Estados Unidos após uma viagem a Hong Kong. Ela começa a se sentir mal com sintomas de gripe ou outro tipo de infecção e morre dois dias depois. A doença se espalha para os habitantes da região onde mora, até atingir uma proporção maior. Está disponível para aluguel e venda no iTunes, Google Play Filmes, Lookee outras. Também pode ser assistido no canal HBO Go.

Epidemia (1995)

Inspirado no surto de Ebola dos anos 1990, esse filme mostra os perigos diante de um vírus mortal e também expõe erros e interesses escusos do governo e de membros das forças armadas dos Estados Unidos no combate a epidemias. Dirigido por Wolfgang Petersen, Epidemia gira em torno das operações do governo para combater um vírus letal desconhecido que atinge uma pequena cidade nos Estados Unidos. O desafio do coronel Sam Daniels (Dustin Hoffman) é conter a doença, mesmo que para isso tenha que desobedecer ordens de superiores para evitar a destruição de toda a cidade com uma poderosa bomba. Pode ser visto pela Netflix.

A Peste (1947)

Um dos livros mais lidos do pós-guerra, a obra do filósofo, jornalista e escritor Albert Camus  (1913-1960) destaca a mudança na vida da cidade de Orã depois que ela é atingida por uma terrível peste, transmitida por ratos, que dizima sua população. Narrado do ponto de vista de um médico envolvido nos esforços para conter a doença, o texto de Camus ressalta a solidariedade, a solidão, a morte e outros temas fundamentais para a compreensão dos dilemas dos seres humanos. Um triste fato, e não ficção, é que entre 1949 e 1951, Camus viveu recluso, enfraquecido por causa da tuberculose. Em 1957 ele ganhou o Nobel de Literatura. Traduzido para o português pelo escritor Graciliano Ramos, o livro A Peste, publicado no Brasil pelo Grupo Editorial Record, pode ser encontrado em ebook e também em formato físico.

Pandemia (série em 6 episódios)

Não é só ficção que trata de pandemias. Essa série documental da Netflix aborda os esforços de médicos, biólogos, cientistas e demais profissionais da saúde que se dedicam a combater vírus e bactérias para evitar uma nova pandemia – como a da gripe espanhola, um século atrás, que matou milhões de pessoas em todos os continentes. O documentário mostra o que está sendo feito para que novas enfermidades não se tornem os vetores de uma catástrofe em escala global. É uma das séries mais vistas no momento na Netflix.

A Gripe (2013)

Essa produção coreana supera as expectativas. Após Byung-woo morrer de um vírus desconhecido, os mesmos sintomas assolam dezenas de residentes em Bundang, subúrbio de Seul. Sendo tratada sem a relevância necessária em seu início, a doença começa a se espalhar e, em pouco tempo, centenas de pessoas são atingidas pelo vírus, que mata em 36 horas. Enquanto isso, um especialista procura uma vacina para tratar a doença. Neste filme dirigido por Kim Sung-su, os políticos são os principais vilões por ocultar informações. No catálogo da Netflix, antes passava despercebido, mas agora está no topo.

Ensaio Sobre a Cegueira (1995)

Neste livro, o escritor José Saramago (1922-2010), vencedor do Nobel de Literatura de 1998, relata a história de uma cegueira branca que se espalha por uma cidade e atinge um enorme número de pessoas, Um grande colapso é causado dentro da sociedade, obrigando todos a viver de uma maneira totalmente fora do comum. Tudo começa quando um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor.

O Enigma de Andrômeda (livro e filme)

É um dos primeiros filmes sobre epidemia e segue o padrão das histórias de ficção-científica dos anos de 1970. Uma cidade no México á atingida por um satélite que traz para planeta um microrganismo que mata quase toda a população da região. Cientistas dos Estados Unidos precisam correr contra o tempo atrás de uma cura antes que a doença se espalhe. A solução precisa ser encontrada antes que toda a humanidade seja exterminada. O filme é baseado no livro homônimo publicado em 1968, escrito por Michael Crichton, mesmo autor de Jurassic Park e o Mundo Perdido. Em 2008, Ridley Scott adaptou o livro para uma série de TV, que ganhou indicações para o Emmy Awards.

Vários outros filmes, livros e séries abordam questões de epidemias e pandemias. Entre eles estão Os 12 macacos (1995), A dança da morte (série de 1994 e livro de 1978), Sentidos do Amor (2011), Eu Sou a Lenda (2007) e Guerra Mundial Z (2006).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]