• Carregando...
Ilustração de Robson Vilalba
Ilustração de Robson Vilalba| Foto:

Ilustração de Robson Vilalba

Ilustração de Robson Vilalba

Aproveitando o momento em que Curitiba dá os primeiros passos para implantar o metrô, tomo a liberdade de propor algumas medidas para melhorar o dia-a-dia de quem usa ônibus e trem nas grandes cidades.

Como está na moda, vamos editar uma medida provisória. São muitos os artigos, mas, seguindo os passos do Machado cronista, vou citar apenas alguns:

Artigo 1º – Dos fuxiqueiros
Deve-se ter o cuidado de não expor em alto e bom som a vida alheia. Não fica bem falar da mulher do vizinho, da sogra, das traições do marido. Do chefe e de políticos pode-se deitar a língua.

Artigo 2º – Dos tagarelas
Está autorizado conversar 10 minutos a cada meia hora de viagem. Não se deve falar alto nem borrifar cuspe nos outros [ninguém tem guarda-chuva aberto dentro de ônibus ou metrô para se proteger].

Artigo 3º – Do “cc” vencido
Será exigido dos que estiverem com o sovaco com mau cheiro que desçam do ônibus ou do metrô. Não é permitido erguer os braços e esfregar as axilas no nariz do companheiro ou companheira de viagem.

Artigo 4º – Dos peidorrentos
Fica expressamente proibido peitar dentro dos coletivos. Autor de pum fétido receberá pena máxima, o fogo do inferno.

Artigo 5.º – Da tosse
Fica vetado tossir por problemas psicológicos. A proibição vale também para tosse comprida, tosse de cachorro, tosse seca, tosse com catarro e tosse de desespero. É permitida a tosse por infecção de garganta ou problemas pulmonares.

Artigo 6º – Dos espirros
Não será permitido espirro escandaloso, para chamar a atenção. A pessoa que não se controlar deverá usar um lenço ou a mão para não esguinchar caca nos outros passageiros.

Artigo 7º – Dos mal-humorados
O mau humor explícito será repudiado. Quem estiver estressado terá de guardar para si as irritações e não molestar o próximo. A punição será 3 minutos de riso. E não vale risada cínica.

Artigo 8º – Da música
Ouvir música só com fone de ouvido. Som alto deve ser punido com uma sonora vaia.

Artigo 9º – Do celular
Não vale som de chamada com música brega. Quem falar aos berros terá o sinal cortado pela operadora. No caso de reincidência o serviço será suspenso por 24 horas.

Artigo 10º – Da leitura
Deve ser estimulada, sem nenhuma restrição ideológica, religiosa, política ou de gênero. Aqueles que não resistirem à tentação e à curiosidade podem dar uma espiada no que o companheiro ou a companheira do banco do lado está lendo, mas deve ter o cuidado de não tirar a concentração do leitor.

Artigo 11º – Dos apaixonados
Pode-se beijar. Beijos discretos, nada daqueles que demoram mais de 15 minutos. Não há impedimentos a abraços e carícias singelas. São permitidas confissões, juras de amor e briguinhas de paixão. Amar é livre.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]