• Carregando...
Os grandes vencedores em 2008
| Foto:
Daniel Casatellano/Gazeta do Povo
Tezza levou o Jabuti com “O filho eterno”.

O ano ainda não terminou, mas já é possível reunir alguns dos grandes vencedores de 2008 no mundo literário. Escritores brasileiros, alguns desconhecidos do grande público e outros reconhecidíssimos, tiveram seus trabalhos reconhecidos além do país.

Benoit Tessier/Reuters
Ubaldo, o vencedor do Camões: “Eu merecia”.

Começamos com João Ubaldo Ribeiro, que conquistou o Camões, o mais importante prêmio atribuído a autores de língua portuguesa. O autor de Viva o Povo Brasileiro é o 8º oitavo escritor brasileiro a ser distinguido com o Camões.

Outro exemplo notório de reconhecimento internacional é o jornalista Murilo Antonio de Carvalho, vencedor do Prêmio Leya, de Portugal, com o romance O Rastro do Jaguar. Pela obra, Murilo ganhou 100 mil euros. Só para comparar, o prestigiado Man Booker Prize não chega a 64 mil euros. E mais: O Rastro do Jaguar será publicado em todos os países de língua portuguesa.

Também brilhou lá fora o mineiro Bartolomeu Campos de Queirós. Ele ganhou o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil. Bartolomeu já publicou mais de 40 obras e recebeu vários prêmios literários, entre eles o Jabuti.

No Brasil, todos as palmas vão para Cristovão Tezza, que tem uma coluna semanal de crônicas aqui na Gazeta do Povo. O filho eterno, seu mais novo livro, já conquistou o Jabuti, o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e o Prêmio Bravo!. E todas as atenções se voltam hoje para a divulgação do ganhador do Prêmio Portugal-Telecom de Literatura. Tezza é apontado como um dos favoritos.

Dos escritores estrangeiros, a estrela do ano foi o francês Le Clèzio, com a conquista do Nobel. Embora não seja um nome de ressonância entre o grande público no mundo, Le Clèzio é tido na França como um dos maiores escritores da língua francesa hoje.

Divulgação
Le Clèzio levou a França de volta ao topo das Letras.

Merece também menção o estreante indiano Aravind Adiga. Ele foi agraciado com o Man Booker Prize por seu livro The White Tiger (O tigre branco).

Alguns prêmios 2008

Camões
João Ubaldo Ribeiro

Leya
Murilo Antonio de Carvalho

Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil
Bartolomeu Campos de Queirós

Jabuti
Cristovão Tezza

APCA
Cristovão Tezza

Nobel
Le Clèzio

Man Booker Prize
Aravind Adiga

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]