• Carregando...
Sem carro, uma chance ao planeta
| Foto:
Creative Commons
Parisienses passeiam de bicicletas, que são colocadas à disposição pelo poder público: um bom começo.

O Dia Mundial Sem Carro, comemorado hoje, ajuda o mundo a se tornar melhor. São diversas atividades que possibilitam a um grande número de pessoas a tomada de consciência sobre a poluição no planeta. Mas também há muito discurso das autoridades e poucas ações.

A cada dia vemos mais incentivos ao uso do automóvel – veja os investimentos públicos dos EUA na indústria automobilística nos últimos meses e as isenções do governo brasileiro às montadoras – em detrimento dos transportes públicos.

No Brasil, a gasolina e o diesel são de péssima qualidade, aumentando a emissão de poluentes. Os carros saem das fábricas sem maiores exigências contra a poluição. E se fala pouco em inspeção dos veículos que estão circulando.

Curitiba está atrasada nas políticas de transporte coletivo não poluente. O sistema de ônibus da cidade pode até ser superior ao da maioria das cidades do país, mas não resolve o problema. A capital do Paraná fica atrás de muitas das capitais do país por não ter percebido que o metrô oferece serviço de melhor qualidade e não polui.

Nós todos devemos exigir das nossas autoridades soluções para o congestionamento de nossas ruas e o ar contaminado. Não adianta o prefeito e muitos vereadores deixarem o carro hoje em casa só para se promover. O ato simbólico pode até ter algum efeito positivo, mas é muito pouco.

*****

Nesse dia em devemos refletir sobre a poluição do planeta, vale a pena ler um pouco. Os livros que tratam da questão da poluição são muitos. Para quem pretende ter um bom começo no tema, abaixo vão duas dicas:

O livro Aquecimento Global, de Fred Pearce, que escreve sobre ciências há mais de 20 anos e é consultor da revista inglesa New Scientist, relata como as mudanças climáticas provocadas pela atividade humana constituem possivelmente a maior ameaça ao futuro da vida na Terra. Pearce examina causas e efeitos do aumento da temperatura no planeta e apresenta soluções para remediar a situação.

No livro Uma Verdade Inconveniente – O que devemos saber (e fazer) sobre o aquecimento global, o ex-vice presidente americano Al Gore apresenta dados incontestáveis sobre a crise climática provocada pela ação do homem no planeta. Com base em pesquisas realizadas por especialistas e instituições de renome, e compilando dados e exemplos no mundo inteiro, Al Gore produz uma obra eficaz de alerta sobre o aquecimento global. Narra também parte de sua trajetória de vida, focando os pontos-chave que o fizeram voltar a atenção para o ambiente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]