Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
As Feiras de Natal tomaram conta de galpões, das ruas, dos parques, se transformaram em um polo de oportunidades para o comércio e para o novo apreciador chinês. Continuam surpreendendo  os estrangeiros. Esta em Qingdao, fez sucesso nos finais de semana com dicas de presentes e pratos natalinos.
As Feiras de Natal tomaram conta de galpões, das ruas, dos parques, se transformaram em um polo de oportunidades para o comércio e para o novo apreciador chinês. Continuam surpreendendo os estrangeiros. Esta em Qingdao, fez sucesso nos finais de semana com dicas de presentes e pratos natalinos.| Foto: Photo by Valéria Vicenti

Perfeitos, os jantares neste ano surpreenderam nossos olhos e sentidos, mas ainda assim, a saudade se fez crescer! Nesta época do ano, presente sutilmente, toca até mesmo os cardápios! Mas vamos que vamos, vamos nos concentrar na parte boa, as festas!

Estamos vivenciando ano a ano o crescente encanto dos chineses pelo Natal e pelo Ano Novo. E é simples, é fácil de percebê-lo. Ele se traduz no número infinito de postagens, promoções, propagandas e decorações, nas luzinhas pela cidade, nos cardápios e novos produtos, nas crescentes feiras de Natal, que exalam uma energia muito parecida com qualquer outro lugar do mundo. Uma magia que passeia de mãos dadas com as inúmeras sacolas e caixas de presentes que vemos sendo levadas pelos corredores dos shoppings, pelas imagens sorridentes compartilhadas de famílias locais na frente das árvores de Natal. Pelo brilho dos olhos das crianças, pela farra, quando encontram o Papai Noel e seu enorme saco de balas. Posso afirmar, para muitos deles, uma grande novidade, para muitos, independente da idade, um primeiro Natal.

A decoração encanta, o passeio alegra a alma. Mesmo na China, mesmo do outro lado do mundo, o encanto e a magia nos ensinam que o Natal não se prende a bandeira e sim a emoção.
A decoração encanta, o passeio alegra a alma. Mesmo na China, mesmo do outro lado do mundo, o encanto e a magia nos ensinam que o Natal não se prende a bandeira e sim a emoção.| Photo by Valéria Vicenti

O Natal, não tem conotação cristã por aqui, e por enquanto, continua não sendo feriado, mas a troca de presentes, o encontro com amigos, o delicioso jantar, o motivo para se fazer festa, já foi bem aceito por algumas famílias e grupos de amigos. Sem cardápio específico, sem o prato do dia e homenagens a história e ancestrais como estão acostumados, conta com uma alegria peculiar, ainda tímida, mas uma alegria. Diria, sem medo de errar, que o mesmo acontece com o Ano Novo. Um pouquinho mais prestigiado, com direito a milhares de pessoas na praia contemplando o nascer do sol do 1º dia, é feriado, mesmo não sendo o Ano Novo reconhecido como o oficial. Lembrando, as comemorações do Ano Novo Chinês, neste ano, pelo calendário lunar, terão início em 31 de janeiro.

Árvore de Natal, generosa, instagramável, presente em Beijing. Um dos pontos de destaque que se multiplicaram pelas mídias sociais.
Árvore de Natal, generosa, instagramável, presente em Beijing. Um dos pontos de destaque que se multiplicaram pelas mídias sociais. | Photo by @Karyncs

Todo esse clima de festa, toda essa magia no ar, vem avançando também pelas prateleiras dos grandes supermercados, pelas embalagens festivas de alguns produtos, pelas mesas e cardápios dos bares e restaurantes que desejam conquistar a atenção e coração, tanto dos clientes chineses, pela novidade, quanto dos estrangeiros.

Nos aplicativos, os panetones, mesmo com preço nada generoso, fazem sucesso. De boa qualidade seguem dietonas para mesa do chinês e do estrangeiro. Pra ficar ainda melhor, só faltou na lista um Bauducco.
Nos aplicativos, os panetones, mesmo com preço nada generoso, fazem sucesso. De boa qualidade seguem dietonas para mesa do chinês e do estrangeiro. Pra ficar ainda melhor, só faltou na lista um Bauducco. | Foto by Valéria Vicenti - aplicativo

Panetones com frutas, com gotas de chocolates, artesanais ou não, podem ser adquiridos nas vendas online pelo aplicativo, em supermercados que contam com prateleiras de itens importados ou em restaurantes com cardápio internacional. Torrones e tortas natalinas, também. Um fator que ainda limita o acesso exponencial desses produtos como vemos nos países ocidentais, é o preço. Muitos deles são importados, e os que não são, contam em suas receitas com itens importados, sendo assim, um panetone médio, de boa qualidade você encontra a aproximadamente R$ 95,00.

Peru oferecido no cardápio, pronto, pelo restaurante italiano em Qingdao. Pratos requintados, mega elaborados. Tudo com sabor de quero mais!
Peru oferecido no cardápio, pronto, pelo restaurante italiano em Qingdao. Pratos requintados, mega elaborados. Tudo com sabor de quero mais! | Photo by Promoção Oficial

O peru, para muitos, o grande astro na ceia de Natal, também pode ser comprado pelas plataformas online. Grande, lindo, saborosíssimo, mas com preço muito acima do que presenciamos no Brasil, fato que com certeza inibi a vasta população chinesa a apreciá-lo como estamos acostumados, na forma e preparo ocidental. Espumantes para brindar, vinhos à mesa, acompanham os pratos. Respeitosamente tiram um pouquinho dos holofotes o Baijiu, paixão nacional, e avançam no gosto popular chinês. Atualmente vinhos locais comemoram esse novo hábito, o crescimento contínuo nas vendas.

No carpádio do Ano Novo, nada mais, nada menos, que pizza!
No carpádio do Ano Novo, nada mais, nada menos, que pizza! | Foto by Romano's

Os restaurantes, estrategicamente antenados a nova tendência, as novas oportunidades, convidam para festa. No Natal, como no Brasil, ceias completas, no Ano Novo, percebemos que propostas mais leves, mais descontraídas, regadas a boa música, confetes e amigos. Nós mesmo, com amigos, optamos por iniciarmos com uma ceia de Réveillon regada a boa pizza. É isso aí, PIZZA! Aos que sabem o quanto somos apaixonados por pizza conseguem imaginar a nossa alegria!! Sinal de bons tempos! Bares e Restaurantes ofereceram entradinhas e bebidas livres por preço fixo honesto por tempo finito, controlados por pulseirinhas, música ao vivo ou DJ’s. Tempo e dia de festa também na China!

Feliz novo dia, feliz novo ciclo! Feliz Ano Novo pra você!
Feliz novo dia, feliz novo ciclo! Feliz Ano Novo pra você! | Photo by Valéria Vicenti

Muitos podem estar se perguntando: e aí, qual a grande novidade? Tudo parece tão igual! E é essa a grande alquimia. Nas entrelinhas desse mundão tão diferente, com linguagem e sentido próprio, de cardápio e ingredientes inusitados, de controle acirrado, e de tantos enigmas e segredos, aprendemos que a grande mudança pode estar em pequenos atos, gestos, oportunidades, em portas que se permitem abrir. Que o aprender e o compreender precisam ser vivenciados, para assim, serem reprovados ou aprovados. Que pode ser diferente, pode ser igual, e isso não é problema, muitas vezes é só um ponto de vista, só um simples predicado.

Então Bóralá começar o ano comparando, refletindo, visitando e revisitando nossos conceitos, paradigmas, nossas receitas para assim termos todos um ano rico de novas oportunidades, ainda melhor! Feliz Dia, Feliz Vida, Feliz Ano Novo para todos nós !

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]