i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

China, além dos espetinhos

Foto de perfil de China, além dos espetinhos
Ver perfil

Vamos desbravar juntos lugares, cardápios, ingredientes, conhecer novas formas de se ver o mundo, sempre tendo como desculpa, um bom prato de comida!

Tradição à mesa

No Festival da Lua, o “moon cake” não é um alimento, é uma tradição cultural, um capítulo romântico da história da China.

  • Por Valéria Vicenti
  • Chengdu
  • 02/10/2020 07:15
Na mesa, mais que um bolo, tradição, contos, comemoração e os melhores desejos.
Na mesa, mais que um bolo, tradição, contos, comemoração e os melhores desejos.| Foto: Photo by arquivo Valéria Vicenti
E a mídia comemora, decora com selos especiais suas postagens, lembra à todos: hoje é dia de festa.
E a mídia comemora, decora com selos especiais suas postagens, lembra à todos: hoje é dia de festa.| Photo by chinaxinhuanews

Em 2020 o calendário lunar está sendo generoso. De 1 a 8 de outubro, importantes comemorações e feriados estão se sobrepondo. O feriado nacional da Proclamação da República Popular da China & “Golden Week” entram o mês de mãos dadas com o Festival do Meio Outono, ou também conhecido como Festival da Lua. Esse último, um festival que remete ao romantismo do conto de um casal de semideuses chineses que se encontram unicamente no meio do outono. Mas também há pessoas que preferem a versão que ressalta as raízes históricas na tradição agrícola da China, festejando no período a colheita farta que veio e que virá dos campos da zona rural. Um período para encontrar e presentear familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, funcionários etc. Um período para se estar ao redor da mesa com pessoas especiais saboreando uma deliciosa comida!

As crianças no jardim da infância preparam bolinhos da lua para presentearem amigos e familiares,  para de forma simbólica, distribuirem amor e os melhores desejos!
As crianças no jardim da infância preparam bolinhos da lua para presentearem amigos e familiares, para de forma simbólica, distribuirem amor e os melhores desejos! | Photo by CCTV

E falando em comida, os “moon cakes”, bolos da lua, são uma dessas delícias, uma das marcas registradas e mais populares deste festival. Se comparado com o ocidente, poderíamos facinho, sem medo de errar, compará-los com o panetone de Natal, tanto à mesa, como presente.

"Moon cakes" são bolinhos prensados densos com sabor rico, recheado com ingredientes tradicionais e modernos.
"Moon cakes" são bolinhos prensados densos com sabor rico, recheado com ingredientes tradicionais e modernos.| Photo by arquivo Valéria Vicenti

Mas você deve estar pensando, o que são esses bolinhos lunares. São bolinhos densos de sabor riquíssimos, recheados, redondos ou quadrados, que geralmente medem cerca de 5 a 10 cm de diâmetro e até 5 cm altura. A maioria desses bolinhos prensados tem uma casquinha não muito grossa envolvendo um recheio doce e também denso. Geralmente são servidos com chá. Os “moon cakes” simbolizam a integridade e a união de família, expressam amor e votos de felicidades.

Pasta de feijão doce, matcha,  semente de lótus, geleias de frutas frescas, gemas de ovo curado, presunto, carne de porco assada, nozes e frutas secas são alguns dos recheios mais tradicionais
Pasta de feijão doce, matcha,  semente de lótus, geleias de frutas frescas, gemas de ovo curado, presunto, carne de porco assada, nozes e frutas secas são alguns dos recheios mais tradicionais| Photo by China Highlights

Os recheios podem variar entre doces e salgados. Pasta de feijão doce, matcha,  semente de lótus, geleias de frutas frescas, gemas de ovo curado, presunto, carne de porco assada, nozes e frutas secas são alguns dos recheios mais tradicionais.

Caixas luxuosas ou a granel, os moon cakes surpreendem na delicadeza da arte de presentear, de decorar sua própria mesa.
Caixas luxuosas ou a granel, os moon cakes surpreendem na delicadeza da arte de presentear, de decorar sua própria mesa.| Photo by Valéria Vicenti

Como os panetones encontramos “moon cakes” de diferentes marcas e preços, mas todos embalados caprichosamente em caixas atrativas, quero dizer, belas caixas de presente.  Os preços contam com uma escala sem proporção, seguem de preços honestos, realmente muito baixos, a preços estratosféricos, principalmente os que se apresentam em embalagens clássicas, luxuosas, vendidas em lojas famosas, boutiques e hotéis.

Concluindo, tem “moon cake” para todos os gostos, sabores e bolsos, é só você escolher, inclusive com vendas a granel.

Como os panetones, os moon cakes neste período festivo do ano pode ser encontrado em hipermercados, butiques, lojas especializadas e caseiros.
Como os panetones, os moon cakes neste período festivo do ano pode ser encontrado em hipermercados, butiques, lojas especializadas e caseiros. | Photo by Valéria Vicenti

As marcas mais populares na China são Daohuaxiang (稻 花香), Anqi (安琪), Tianlun (天伦), Huamei (华美), Ronghua (荣华), ​​CANSO (元 祖), Maxim's (美 心), Miqi (米 旗) , Xinghualou (杏花楼) e Maiquer (麦 趣 尔). Redes como Starbucks e Häagen-Dazs comercializam suas próprias linhas que são bastante diferentes em comparação aos recheios tradicionais. Häagen-Dazs, por exemplo, substituiu o recheio por sorvete, cobrindo-os com chocolate em vez de massa.

No Festival de Meio-Outono todas as marcas presentes na China, locais e ocidentais, concorrem de igual para igual pelo espacinho na mesa das famílias chinesas.
No Festival de Meio-Outono todas as marcas presentes na China, locais e ocidentais, concorrem de igual para igual pelo espacinho na mesa das famílias chinesas.| Photo by Häagen-Dazs

Advinha! Uma delícia!

Escolheu, gostou, sentiu o gostou daí? Por aqui, acompanhado do chazinho da tarde vamos provar a caixa presente que ganhamos de amigos. Vamos nos deliciar com mais um capítulo dessa cultura, das histórias que nos contam e nos encantam. Vem com a gente, daqui a pouquinho tem mais...

E a gente agradece o carinho dos amigos, e a gente aproveita para comemorar e saborear casa capítulo deste país.
E a gente agradece o carinho dos amigos, e a gente aproveita para comemorar e saborear casa capítulo deste país.| Photo by Valéria Vicenti
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.