• Carregando...
Menos é mais: dez curta-metragens de diretores consagrados
| Foto:

Difícil achar algum cineasta que não tenha começado na profissão dirigindo curta-metragens, seja como forma de exercício ou para divulgar seu trabalho. Até há pouco tempo, estas pequenas joias produzidas por diretores hoje consagrados — seja pela crítica ou público — estavam restritas aos extras de edições especiais de DVDs ou ao catálogo de colecionadores. Agora, com o YouTube, é possível encontrar vários curtas engenhosos que podem ser degustados em poucos minutos.

O blog traz abaixo então uma seleção de alguns curta-metragens dirigidos por cineastas conhecidos, seja no início da carreira ou entre um filme e outro. Nem todos possuem legendas em português, mas, como são vídeos curtos, dá pra entender sem muito sofrimento. O YouTube possui um recurso de legendas automáticas em inglês, que já ajuda. Divirta-se e assista sem moderação.

Day of the Fight, de Stanley Kubrick (1951)

Documentário em curta-metragem que acompanha alguns momentos na rotina do boxeador Walter Cartier, que havia sido tema de um ensaio fotográfico de Kubrick para a revista Look.

*

The Lamp, de Roman Polanski (1959)

Um curta passado dentro de uma loja de bonecos, que não possui diálogos, apenas uma inspirada edição de som. Diga se os brinquedos realmente não parecem sinistros…

*

The Amputee, de David Lynch (1974)

Curta filmado durante a produção de Eraserhead, primeiro longa de Lynch. O vídeo contém uma breve introdução em que o diretor fala sobre o projeto. Não espere nada absurdo demais — o curta mostra apenas uma mulher com as duas pernas amputadas escrevendo uma carta, enquanto é tratada por enfermeiros.

*

What’s a Nice Girl Like You Doing in a Place Like This?, de Martin Scorsese (1963)

Primeiro curta dirigido por Scorsese, quando ele ainda era estudante de Cinema em Nova York.

*

Bedhead, de Robert Rodriguez (1991)

Dirigido um ano antes de Rodriguez lançar seu primeiro filme — inclusive pode ser visto como extra de uma edição especial do DVD que reuniu os dois primeiros longas do diretor, El Mariachi e A Balada do Pistoleiro. Os “atores” são todos familiares de Rodriguez.

*

Gulp, de Jason Reitman (2001)

Uma divertida comédia curta do diretor de Juno e Amor sem Escalas, cheia de trucagens visuais, que acompanha um cidadão correndo contra o tempo para salvar seu peixe de estimação.

*

Vincent, de Tim Burton (1982)

Animação em stop-motion narrada pelo ator Vincent Price, que conta a história de um garoto fissurado por Poe e que vive em um macabro mundo paralelo. Provavelmente é o curta mais conhecido da lista.

*

Bottle Rocket, de Wes Anderson (1994)

Primeiríssima empreitada cinematográfica de Wes Anderson, escrito por ele em parceria com Owen Wilson (sim, o ator de comédia), que também é um dos protagonistas.

*

Amblin’, de Steven Spielberg (1968)

Um dos primeiros curtas do diretor mais popular de Hollywood é uma espécie de road movie. Dois jovens se encontram durante uma viagem pelo deserto e decidem prosseguir juntos.

*

Doodlebug, de Christopher Nolan (1997)

Um homem pirado, um sapato e um apartamento. Estreia inspirada de Nolan na sétima arte.

**

Não deixe de seguir a página do Cinema em Casa no Facebook para acompanhar as atualizações do blog e receber notícias e curiosidades sobre a sétima arte!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]