• Carregando...
Revista Mundo Estranho escancara as “mentiras que o cinema conta”
| Foto:

A revista Mundo Estranho de dezembro chegou às bancas neste mês com uma capa curiosa, voltada a desmistificar os absurdos retratados com frequência em filmes. A reportagem Mentiras Cinematográficas, escrita por Diogo Antonio Rodriguez, elenca 28 ações que, na telona, ocorrem com naturalidade, embora não tenham nenhum embasamento científico.

Mentiras que o cinema conta: reportagem da Mundo Estranho tira uma onda com clichês absurdos reproduzidos em filmes.

Mentiras que o cinema conta: reportagem da Mundo Estranho tira uma onda com clichês absurdos reproduzidos em filmes. (Foto: Reprodução Mundo Estranho)

Ao fim, a lista é uma grande brincadeira com os clichês que, de tão enraizados na cultura cinematográfica, tornaram-se uma espécie de marca do gênero de ação. Armas com silenciadores que não emitem som algum, heróis que saem desfilando cheios de marra na frente de explosões, pessoas que sofrem amnésia ao levar uma paulada na cabeça, agentes secretos que atravessam vidraças sem sofrer qualquer corte… quem não se lembra de já ter visto essas sequências em vários filmes?

Cada “mentira” desvendada pela revista traz como exemplo um ou dois filmes, seguida da explicação científica (ou simplesmente calcada na realidade) que mostra como aquilo só acontece no cinema mesmo. Neste estilo:

“Carros explodem assim que sofrem uma colisão”

Exemplos: Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio e Anjos da Lei

Para que isso role, são necessários três elementos: faíscas, oxigênio e gasolina em estado gasoso. Este último é o mais complicado de conseguir, porque nem sempre a batida rompe o tanque. Se romper, o mais provável é que o combustível continue líquido e apenas pegue fogo. Ainda assim, uma pesquisa feita nos EUA entre 2002 e 2005 indicou que só 3% dos acidentes viraram incêndios. 

Entre outros mitos descritos estão alguns bem curiosos, como:

“Se você for preso, só tem direito a um telefonema”

“Ninguém diz ‘oi’ ou ‘tchau’ no telefone”

“Casais atingem o orgasmo ao mesmo tempo”

“É tranquilo invadir o salão de embarque de um aeroporto”

“Um golpe na cabeça faz qualquer pessoa desmaiar”

Mentiras cinematográficas: a ciência (e o bom senso) derrubam os mitos eternizados em filmes de ação.

Mentiras cinematográficas: a ciência (e o bom senso) derrubam os mitos eternizados em filmes de ação. (Foto: Reprodução Mundo Estranho)

Claro que, para o espectador, normalmente tanto faz como tanto fez, se o protagonista escapou sem arranhões ao despencar na água caindo de 20 metros. Afinal, trata-se de ficção, e não documentário. É a famosa “magia do cinema”, que permite absurdos e contradições em prol do espetáculo (mesmo que este seja de qualidade duvidosa às vezes). Como sempre, alguns filmes vão longe demais, a ponto de causar vergonha alheia, ou boas risadas — já fiz aqui no blog, inclusive, um Top 5 com as cenas mais absurdas da série Duro de Matar. Lembro como fiquei surpreso (pra não dizer incrédulo) quando Jason Statham desviou um foguete com uma bandeja de alumínio no primeiro Carga Explosiva (The Transporter, 2002)…

Há um tumblr muito inspirado que tira onda com uma das cenas mais comuns (e furadas) em filmes de ação: o herói (ou vilão) anda em direção à câmera enquanto um carro, casa ou prédio explode atrás. Trata-se do cool guys don’t look at explosions, algo como “caras legais não olham pra explosões”.

Esse divertido vídeo do YouTube, Top 10 Action Movie Clichés, resume bem as tais “marcas” do gênero de ação:

A Mundo Estranho temática sobre mentiras custa R$ 11 e pode ser encontrada nas bancas ou na internet, no site da Abril, onde ela está sendo vendida por R$ 8,80.

Lembra de outras cenas absurdas que são figurinhas carimbadas em filmes de ação? Comente aqui no blog!  

*

Não deixe de seguir a página do Cinema em Casa no Facebook para acompanhar as atualizações do blog e receber notícias e curiosidades sobre cinema. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]