• Carregando...
A expectativa é que o edital seja publicado em 2021
A expectativa é que o edital seja publicado em 2021| Foto: Divulgação/PCRJ

Uma excelente notícia para os concurseiros que estão se preparando para concursos da área policial. Em postagem numa rede social, o governador do estado do Rio de Janeiro confirmou que teremos sim o concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro com 400 vagas. De acordo com o governador Cláudio Castro, investir na Polícia Civil é mais do que gerar novas oportunidades de emprego, é expandir e capacitar cada vez mais a segurança do Estado do Rio. Agora, para que o concurso aconteça, falta apenas a contratação de uma instituição organizadora para as provas e, por fim, a publicação do edital de abertura.

Conforme divulgamos aqui no blog Concurseiros em 5 de novembro de 2020, o concurso já está autorizado e terá 400 vagas nos cargos de auxiliar policial de necropsia, delegado de polícia, inspetor de polícia, investigador policial, perito criminal, perito legista e técnico policial de necropsia, além da formação de cadastro de reserva. A mesma seleção já havia sido autorizada em 2019 com a oferta de 864 vagas nos mesmos cargos, inclusive com o anúncio do Instituto Acesso como organizadora da seleção para delegado e do Instituto AOCP responsável pelos demais cargos. No entanto, com a suspensão dos trabalhos devido a pandemia causada pelo Coronavírus, a autorização de 2019 perdeu a validade, sendo necessário recomeçar o processo em 2020.

Últimos concursos

Veja abaixo a ficha técnica com as informações do último edital de cada um dos cargos que estarão em disputa.

1 - Auxiliar Policial de Necropsia
O cargo exige nível fundamental e o último edital foi publicado pelo NCE em 22 de abril de 2002 (baixe aqui). Os candidatos passaram por prova de conhecimentos (escrita), prova de capacidade física, exame psicotécnico, exames médicos e Curso de Formação Profissional (CFP).

2 - Delegado de Polícia
O cargo exige nível superior em Direito e o último edital foi publicado pela FUNCAB em 27 de agosto de 2012 (baixe aqui). Os candidatos passaram por prova objetiva preliminar, provas discursivas específicas, provas orais, exame psicotécnico, prova de capacidade física, exames médicos, Curso de Formação Profissional (CFP), prova de investigação social e prova de títulos.

3 - Inspetor de Polícia
O cargo exige superior em qualquer área de formação e o último edital foi publicado pela Fundação Euclides da Cunha (FEC) em 16 de fevereiro de 2012 (baixe aqui). Os candidatos passaram por prova de conhecimentos (escrita), prova de capacidade física, exame psicotécnico, exames médicos e Curso de Formação Profissional (CFP).

4 - Investigador Policial
O cargo exige nível médio e o último edital foi publicado pela Fundação Cesgranrio em 16 de novembro de 2005 (baixe aqui). Os candidatos passaram por prova de conhecimentos (escrita), prova de capacidade física, exame psicotécnico, exames médicos, Curso de Formação Profissional (CFP) e prova de investigação social.

5 - Perito Criminal
O cargo exige nível superior em Engenharia, Informática, Farmácia, Veterinária, Biologia, Física, Química ou Ciências Contábeis e o último edital foi publicado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) em 09 de julho de 2013 (baixe aqui). Os candidatos passaram por prova de conhecimentos (escrita), prova de capacidade física, exame psicotécnico, exames médicos, Curso de Formação Profissional (CFP) e prova de investigação social.

6 - Perito Legista
O cargo exige nível superior em Medicina, Odontologia, Farmácia ou Bioquímica e o último edital foi publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 31 de maio de 2011 (baixe aqui). Os candidatos passaram por prova de conhecimentos (escrita), prova de capacidade física, exame psicotécnico, exames médicos e Curso de Formação Profissional (CFP).

7 - Técnico Policial de Necropsia
O cargo exige nível médio e o último edital foi publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 21 de janeiro de 2009 (baixe aqui). Os candidatos passaram por prova de conhecimentos (escrita), prova de capacidade física, exame psicotécnico, exames médicos e Curso de Formação Profissional (CFP).

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo o Brasil |

Deixe abaixo os seus comentários e também acompanhe as principais notícias do blog Concurseiros no Linkedin, Facebook e Instagram da blogueira Thais Nunes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]