i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Concurseiros

Foto de perfil de Concurseiros
Ver perfil

Depen forma comissão: veja os preparativos do concurso

A previsão é que o edital seja publicado até 30 de junho de 2020 com a oferta 309 vagas em cargos de nível médio e superior

  • PorThais Nunes Laskoski
  • 03/03/2020 17:33
Os aprovados serão lotados nas cinco penitenciárias federais do país
Os aprovados serão lotados nas cinco penitenciárias federais do país| Foto: Gleilson Miranda/Secom Acre

Os preparativos para o próximo concurso do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) estão em ritmo acelerado. Foi publicado hoje (03/03) no Diário Oficial da União (acesse aqui o documento na íntegra) os nomes dos membros da comissão interna do Depen responsável por contratar uma organizadora para o concurso e, também, elaborar o edital de abertura. Veja abaixo o nome dos servidores:

Reprodução do Diário Oficial da União de 03 de março de 2020
Reprodução do Diário Oficial da União de 03 de março de 2020

O concurso está autorizado desde o dia 02 de janeiro de 2020 e terá a oferta de 309 vagas distribuídas nos cargos de Agente Federal de Execução Penal (294) e Especialista Federal em Assistência à Execução Penal (15). Os aprovados serão lotados em Brasília (DF), Porto Velho (RO), Mossoró (RN), Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR), locais das penitenciárias federais responsáveis por receber os presos de maior periculosidade do país, sobretudo líderes de facções criminosas, já que no sistema federal os presos permanecem em celas isoladas, desarticulados das ações que os levaram a estar presos na unidade. Acesse aqui e conheça mais da estrutura do Depen.

Último concurso

O último edital para o Departamento Penitenciário Nacional - Depen - foi publicado em 17 de abril de 2015 (baixe aqui) pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos - Cebraspe -, organizadora do concurso, com a oferta de 258 vagas nos cargos de Especialista em Assistência Penitenciária (nível superior nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional), Agente Penitenciário Federal (nível médio de escolaridade) e Técnico de Apoio à Assistência Penitenciária (técnico em enfermagem).

Os inscritos foram avaliados em Brasília, nas capitais dos 26 estados, e nas cidades de Catanduvas (PR) e Mossoró (RN) no dia 28 de junho de 2015, apenas 72 dias após a abertura do concurso. Na ocasião os candidatos enfrentaram prova objetiva com 120 itens (julgamento certo ou errado) de conhecimentos básicos, complementares e específicos, além de prova discursiva para todos os cargos.

Os classificados nas provas escritas foram convocados para outras quatro etapas (exame de aptidão física, avaliação médica, avaliação psicológica e investigação social), todas sucessivas e de caráter eliminatório. Os aprovados em todas as etapas anteriores participaram da segunda fase do concurso, o Curso de Formação Profissional, em tempo integral e de caráter eliminatório e classificatório, período em que os candidatos receberam o auxílio financeiro de 50% da remuneração inicial mensal do cargo.

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo o país |

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Acompanhe também os principais concursos do país na página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.