Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
A expectativa é que o edital seja publicado nas próximas semanas
A expectativa é que o edital seja publicado nas próximas semanas| Foto: Bruno Cidade/DPMT

Uma excelente notícia para quem está se preparando para ingressar em cargos da área jurídica. Já está definida a organizadora que será responsável pelo próximo concurso da Defensoria Pública do Mato Grosso, edital que terá a oferta de vagas para ingresso na classe inicial da carreira de Defensor Público Substituto, cargo com subsídio inicial de R$ 23.266,76 e que exige graduação em Direito, inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil e, no mínimo, três anos de comprovada atividade jurídica.

De acordo com o extrato de dispensa de licitação publicado do Diário Oficial do Estado do Mato Grosso, a responsabilidade pelas provas do concurso será da Fundação Carlos Chagas (FCC).

Reprodução do DOE-MT
Reprodução do DOE-MT

A seleção também já tem regulamento publicado (confira aqui). Conforme divulgamos aqui no blog em 23 de novembro, o certame terá quatro etapas: prova preliminar objetiva, provas escritas específicas, provas orais e prova de títulos, esta última de caráter somente classificatório.

A prova preliminar objetiva será composta de cem questões de Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direitos Difusos e Coletivos, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito de Execução Penal, Criminologia, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direitos Humanos e Princípios Institucionais da Defensoria Pública.

Os candidatos habilitados na primeira etapa serão submetidos a três provas escritas específicas contendo questões discursivas e elaboração de peças processuais e ou manifestações extrajudiciais. A próxima etapa será a prova oral, seguida da avaliação de títulos de caráter apenas classificatório, quarta e última fase do concurso.

Último concurso

O último edital da DPE-MT para o cargo de Defensor Público Substituto foi publicado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 15 de março de 2016 (baixe aqui) com a oferta de vinte vagas com subsídio inicial de R$ 19.992,09.

Na ocasião os inscritos foram avaliados em Cuiabá através de prova objetiva de múltipla escolha com cem questões de Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direitos Humanos, Organização da Defensoria Pública, Direito do Consumidor, Direito Tributário, Direitos da Criança e do Adolescente e Direitos Difusos e Coletivos.

Os candidatos aprovados na primeira fase foram convocados para duas provas escritas dissertativas, cada uma composta de quatro questões discursivas e uma peça processual. Houve, ainda, prova oral de arguição, prova oral de tribuna e avaliação de títulos, esta última de caráter apenas classificatório.

Veja os concursos com inscrições abertas em todo Brasil |

Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]