• Carregando...
A realização do concurso está mantida, porém ainda sem data
A realização do concurso está mantida, porém ainda sem data| Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Mais um concurso está suspenso devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19). Nesta quarta-feira (26) foi publicada no Diário Oficial da União uma portaria da presidência do Senado Federal (acesse aqui) tornando sem efeito a constituição da comissão examinadora do próximo concurso para o órgão.

LEIA TAMBÉM: Edital publicado! Ministério da Economia abre 350 vagas de nível superior

No entanto, de acordo com as informações veiculadas pela Agência Senado, a realização do concurso está mantida, porém ainda sem data. Conforme noticiado aqui no blog Concurseiros, o concurso está autorizado desde 03 de outubro de 2019 (confira aqui) e terá a oferta de quarenta vagas imediatas de nível médio (policial legislativo) e superior (analista), além da formação de cadastro de reserva.

A Agência Senado também divulgou a seguinte nota sobre o assunto:

Nota à imprensa,
O Senado Federal publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26) a Portaria do Presidente n.º 5, de 21/8/2020, que revoga a Portaria n.º 20, de 2019, publicada no Boletim Administrativo do Senado Federal n.º 7.052, seção 2, de 7/10/2019, e no Diário Oficial da União n.º 194, Seção 2, de 7/10/2019. O referido ato torna sem efeito, tão somente, a comissão examinadora criada para a elaboração do concurso para admissão aos quadros funcionais da Casa e formação de cadastro de reserva. Contudo, não revoga a realização do certame, que continua mantido, conforme estabelece o Ato da Comissão Diretora n.º 2, de 2019.
A medida foi tomada pelo Presidente Davi Alcolumbre, devido ao estado de calamidade pública e às incertezas relativas a questões orçamentárias decorrentes da pandemia de Covid-19, assim como à possibilidade de que seja necessária a alocação prioritária de recursos para adoção de medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus.
Pesou na decisão, ainda, o fato de existir insegurança sanitária para a realização presencial do exame, uma vez que, pela consequente aglomeração, não há garantias da integridade à saúde dos candidatos e fiscais nos locais de aplicação das provas.
O Senado Federal vai continuar a analisar o atual cenário da pandemia e as disponibilidades orçamentárias que possam restringir as nomeações, de modo a definir o melhor momento para dar continuidade ao processo seletivo.
Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa
Senado Federal

Último concurso

O último concurso para do Senado Federal teve quatro editais publicados pela Fundação Getúlio Vargas em 22 de dezembro de 2011 (acesse aqui), com vagas nos cargos de Policial Legislativo (25), Técnico (79), Analista (133) e Consultor (9), além da formação de cadastro de reserva.

Em todos os editais a primeira etapa do concurso foi a prova objetiva aplicada em 11 de março de 2012, exatos 80 dias após a abertura do concurso. Os classificados na primeira fase enfrentaram, ainda, outras etapas conforme o cargo, tais como prova discursiva, prova prática (taquigrafia), prova de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social documental, curso de formação e avaliação de títulos.

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo o Brasil |

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Acompanhe também os principais concursos do país na página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]