Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Concurseiros

Concurseiros

FUNAI terá processo seletivo com 776 vagas

Os aprovados serão contratados pelo prazo de dois anos para auxiliar no controle da pandemia do Covid-19 em áreas indígenas, especialmente na Amazônia Legal

Atualmente o órgão tem 3.866 cargos efetivos, sendo que 2.298 deles estão vagos (Foto: Mário Vilela/Funai)

Ouça este conteúdo

Enquanto aguarda o aval para um novo concurso, a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) recebeu autorização do Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia para a abertura de um processo seletivo com a oferta de 776 vagas temporárias nas funções de supervisor dos agentes de proteção etnoambiental, chefe dos agentes de proteção etnoambiental e agente de proteção etnoambiental.

Segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União, os aprovados serão contratados pelo prazo máximo de dois anos para atender às barreiras sanitárias e postos de controle de acesso fixados para prevenção do novo Coronavírus em áreas indígenas, especialmente na Amazônia Legal.

Concurso para cargos efetivos

Este ano a FUNAI solicitou ao Ministério da Economia a liberação de um novo concurso para cargos efetivos com o objetivo de suprir o déficit de servidores da entidade. Segundo dados da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Ministério da Economia no mês de julho, a Fundação Nacional do Índio tem 3.866 cargos efetivos em seu quadro de pessoal, sendo que 2.298 deles estão vagos.

O último edital para o quadro permanente da FUNAI foi publicado pela Escola da Administração Fazendário (ESAF) em 20 de abril de 2016 (acesse aqui) com a oferta de 220 vagas nas funções de contador, engenheiro (agrônomo, agrimensor e civil) e indigenista especializado, todas de nível superior. Os cargos tinham vencimento básico inicial de R$ 5.345,02 e R$ 6.330,31, sendo as vagas distribuídas entre os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima.

Na ocasião, os candidatos foram avaliados através de prova objetiva de múltipla escolha com oitenta e cinco questões de língua portuguesa, raciocínio lógico e quantitativo, direito constitucional e administrativo, legislação indigenista, informática básica, administração pública e conhecimentos específicos, além de prova discursiva (estudo de caso) na mesma data, ambas de caráter seletivo, eliminatório e classificatório.

Veja os concursos com inscrições abertas em todo Brasil |

Deixe abaixo seus comentários e também acompanhe as principais notícias do blog Concurseiros no Facebook.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.