• Carregando...
O edital terá de 2,4 mil vagas para soldado, cargo que exige o nível médio de escolaridade
O edital terá de 2,4 mil vagas para soldado, cargo que exige o nível médio de escolaridade| Foto: BPMOA/PMPR

Os interessados no concurso para soldado da Polícia Militar do Paraná já podem intensificar a sua preparação. O governador do estado assinou o decreto de autorização do edital que terá 2.400 vagas de soldados da PM-PR, além da formação de cadastro de reserva (confira aqui o documento). Conforme nota da Agência Estadual de Notícias, a partir do documento assinado e publicado, o processo do concurso passa a ser organizado pelas equipes técnicas do Estado.

Reprodução do DOE de 22 de outubro de 2019
Reprodução do DOE de 22 de outubro de 2019

Quem poderá fazer o próximo concurso?

De acordo com as regras definidas pela Lei Estadual n.º 1.943 de 23 de junho de 1954, para ingressar no cargo de soldado da polícia militar do Paraná é preciso ser brasileiro, ter no máximo 30 anos de idade no ato da inscrição, ter concluído o ensino médio, ser aprovado em todas as etapas do concurso (veja a seguir), possuir idoneidade moral, estar quite com o serviço militar e com as obrigações eleitorais e, também, possuir a Carteira Nacional de Habilitação no mínimo na categoria B.

O concurso público para ingresso no cargo de soldado policial é composto pelo exame intelectual (prova escrita), pelo exame de Capacidade Física (ECAFI), pelo exame de Sanidade Física (ESAFI), pela Avaliação Psicológica e pela Investigação Social.

Após a aprovação no concurso, o candidato é nomeado Soldado de 2ª Classe e matriculado no Curso de Formação de Soldados, composto por aulas teóricas e práticas e, ao final, considerado aprovado, será promovido a Soldado de 1ª Classe. O cargo de Soldado de 2ª Classe da PMPR (durante o curso de formação) tem vencimento básico de R$ 1.895,72, sendo que ao fim do curso, com a promoção para Soldado de 1ª Classe, o valor passa a ser de R$ 4.180,07 (Lei Estadual n.º 18.493 de 24 de junho de 2015).

Último concurso

O último edital (acesse aqui) para soldado da Polícia Militar do Paraná foi publicado em 17 de dezembro de 2012 pela Fundação Fafipa, com 4.445 vagas para soldado da PMPR e 819 vagas para Bombeiro Militar. A primeira etapa do concurso (prova de conhecimentos) aconteceu no dia 24 de fevereiro de 2013, apenas 69 dias após a publicação do edital e foi composta de 40 questões das matérias de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Informática, Atualidades e Estatuto da Criança e do Adolescente, além de uma redação.

Os inscritos realizaram as provas nos municípios de Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

Os candidatos classificados nesta etapa ainda enfrentaram exames de capacidade física, sanidade física, avaliação psicológica, pesquisa social e documental.

| Veja outros concursos com inscrições abertas no estado do Paraná |

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Acompanhe também os principais concursos do país na página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]