• Carregando...
Segundo o ministro Wagner Rosário, o concurso será em 2022
Segundo o ministro Wagner Rosário, o concurso será em 2022| Foto: Portal Brasil

Chegou a hora que começar a estudar para o próximo concurso Controladoria Geral da União, já que o ministro da CGU Wagner Rosário declarou ter solicitado ao ministro Paulo Guedes a abertura de concurso em 2022 com 300 vagas no cargo efetivo de Auditor Federal de Finanças e Controle (antigo analista de finanças e controle) e 75 para Técnico Federal de Finanças e Controle (antigo técnico de finanças e controle). A informação foi dada pelo próprio ministro Wagner num programa de entrevistas nesta segunda (24).

Os cargos têm vencimento básico inicial de R$ 19.197,06 para auditor e R$ 7.283,31 para técnico, sem computar os acréscimos e descontos legais (valores definidos na Lei n.º 13.327 de 29 de julho de 2016).

Quanto as provas, segundo o art. 11-A da Lei n.º 9.625 de 7 de abril de 1998 o concurso público para cargos da CGU deverá ser em etapa única para o técnico e em duas etapas para a função de auditor, ambas de caráter eliminatório e classificatório, sendo a primeira o exame de conhecimentos específicos e a segunda o curso de formação.

Último concurso para Auditor

O último edital para o cargo (na época chamado de analista) foi publicado pela Escola de Administração Fazendária (ESAF) em 16 de abril de 2012 (acesse aqui), com a oferta de vagas nas áreas Administrativa, de Correição, Comunicação Social, Auditoria e Fiscalização, Tecnologia da Informação e de Prevenção e Ouvidoria. Na ocasião, as 250 vagas ofertadas foram distribuídas no órgão central em Brasília e nas unidades da CGU em Belém (PA), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).

Os candidatos enfrentaram três provas objetivas, sendo a primeira de conhecimentos básicos (sábado 16/06 à tarde), a segunda de conhecimentos específicos (domingo 17/06 de manhã) e a terceira de conhecimentos especializados (domingo 17/06 à tarde), além de prova discursiva aplicada juntamente com a segunda prova objetiva. Os aprovados nas provas escritas foram convocados para a sindicância de vida pregressa e para o curso de formação, últimas etapas do concurso, ambas de caráter eliminatório.

Último concurso para Técnico

O último edital para o cargo foi publicado pela Escola de Administração Fazendária (ESAF) em 08 de janeiro de 2008 (acesse aqui), com a oferta de 180 vagas distribuídas no órgão central em Brasília e nas unidades da CGU em Belém (PA), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Cuiabá (MT) e Palmas (TO).

Os inscritos enfrentaram prova objetiva com oitenta questões de múltipla escolha das matérias de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Informática, Direito Constitucional, Matemática, Língua Inglesa (ou Espanhola), Legislação Aplicada à CGU e Regime Jurídico dos Servidores Públicos, além de posterior sindicância de vida pregressa e curso de formação, sendo as duas últimas etapas de caráter apenas eliminatório.

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo o Brasil |

Deixe abaixo os seus comentários e também acompanhe as principais notícias do blog Concurseiros no Linkedin, Facebook e Instagram da blogueira Thais Nunes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]