• Carregando...
Todos os inscritos farão prova objetiva no dia 27 de março
Todos os inscritos farão prova objetiva no dia 27 de março| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Estão abertas as inscrições para ingresso na Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seleção que oferta 206.891 vagas de nível fundamental e médio, com lotação em todos os estados do país. De acordo com os editais (acesse aqui), os aprovados serão contratados por até três (recenseador) ou cinco meses (agente censitário), podendo haver prorrogação com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico e na disponibilidade de recursos orçamentários.

O Censo constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País. A periodicidade da pesquisa é decenal, excetuando-se os anos de 1910 e 1930 em que o levantamento foi suspenso, 1990 quando a operação foi adiada para 1991 e, por fim, 2020 que sofreu transferência para 2022 devido a pandemia causada pelo Covid-19.

LEIA TAMBÉM: Edital publicado! Ibama abre 568 vagas de nível médio e superior

As inscrições serão recebidas de 15 a 29 de dezembro no site da Fundação Getúlio Vargas, com taxa de participação no valor de R$ 57,50 para nível fundamental e R$ 60,50 para as funções de nível médio. Há previsão de isenção do pagamento nos casos previstos nos respectivos regulamentos.

Todos os candidatos serão avaliados em 27 de março de 2022 através de prova objetiva de múltipla escolha que será aplicada nos municípios sede de postos de coleta. Para os cargos de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor serão sessenta questões de língua portuguesa, raciocínio lógico quantitativo, noções de administração e situações gerenciais, ética no serviço público e conhecimentos técnicos. Já para os inscritos nas vagas de Recenseador, a prova terá cinquenta questões das matérias de língua portuguesa, matemática, ética no serviço público e conhecimentos técnicos.

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo Brasil |

Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]