• Carregando...
Há vagas em unidades do DF, GO, MT, MS, RJ, MG, PA e RO
Há vagas em unidades do DF, GO, MT, MS, RJ, MG, PA e RO| Foto: Fernando Tatagiba/ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou quinze editais que somam 406 vagas para brigadistas e chefes de esquadrão que serão contratados pelo prazo máximo de vinte e quatro meses para formar a brigada temporária de prevenção, combate a incêndios florestais e apoio operacional em unidades de conservação ambiental de todo o país. Acesse aqui o quadro completo de vagas e a remuneração prevista para cada função.

VEJA TAMBÉM: Exército lança edital com 440 vagas de nível médio

As inscrições serão recebidas gratuitamente em datas distintas (lista de prazos), de forma presencial na unidade de conservação correspondente a vaga escolhida, sendo que alguns editais permitem também as inscrições via e-mail.

Os candidatos serão avaliados através de pré-seleção (prova física e habilidades no uso de ferramentas agrícolas) e análise curricular classificatória (experiência profissional) para os aprovados na primeira fase, de acordo com os critérios de pontuação especificados no respectivo regulamento.

Concursos do ICMBio

Todos os anos o instituto divulga processos de seleção para a formação das brigadas de prevenção e combate a incêndios florestais nas unidades de conservação federais. Nos anos anteriores os processos seletivos foram realizados em duas etapas presenciais, sendo a primeira com testes de aptidão física e de habilidade no uso de ferramentas agrícolas e, a segunda, por meio de curso teórico-prático de quarenta horas com presença integral e nota de aprovação.

Em virtude da pandemia do Covid-19, em 2020 e 2021 a metodologia de seleção foi alterada com a eliminação dos testes e do curso presencial, em consonância com as medidas adotadas pelo governo para evitar ou reduzir a transmissão e a infecção do vírus. Assim que a situação for regularizada, os novos processos seletivos poderão retomar a metodologia anterior.

Sobre o ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial criada em 28 de agosto de 2007 e vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, integrando o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Cabe ao instituto fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade, além exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação instituídas pela União.

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo o Brasil |

Deixe abaixo os seus comentários e também acompanhe as principais notícias do blog Concurseiros no Linkedin, Facebook e Instagram da blogueira Thais Nunes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]